História e Cultura

V Chora Iracema: “A Roda como Lugar de Encontro” convida Caetano Brasil

Localização

Cineteatro São Luiz

Valor
Ingressos entre R$ 15,00 e R$ 30,00.
Ingressos Comprar

“A Roda como Lugar de Encontro”: este é o mote do V CHORA IRACEMA, que fecha uma semana inteira de programação no dia 28 de abril, no Cineteatro São Luiz, com show homônimo à temática.

O show apresenta o Sexteto Caetano Brasil — clarinetista mineiro, indicado ao prêmio Grammy Latino de música em 2020 pelo álbum Cartografias. Os universos de Caetano são muitos. Do Choro brasileiro ao impressionismo francês, do politonalismo de Villa-Lobos à improvisação do jazz, da música caribenha à judaica, Caetano também é um artista que se multiplica. De compositor a clarinetista, passando por diretor musical, saxofonista e arranjador, de professor a defensor da valorização da música — e, especialmente, do Choro —, Caetano Brasil é um artista tão contemporâneo quanto a música que produz.

Como instrumentista, toca saxofones soprano, alto e tenor; clarinete, requinta e clarone — até mesmo flauta e flautim. Como criador, lançou os trabalhos Caetano Brasil (2015), Cartografias (2019) e Pixinverso – Infinito Pixinguinha (2022). Como educador e artista que milita e difunde a Música instrumental de modo ampliado, tem uma série de vídeos e aulas no seu canal no youtube, dispostos de maneira acessível para quem quer que deseje aprender um pouco mais sobre o Choro, suas raízes e desinências.

Em 2020 esse multi-instrumentista foi indicado para o Grammy Latino na categoria “Melhor álbum instrumental” pelo trabalho Cartografias. Parte do repertório do álbum integrou as performances realizadas no XIX Prêmio BDMG Instrumental e no XVIII Prêmio Nabor Pires Camargo Instrumentista, ambos em 2019, nos quais Caetano foi eleito como “Melhor instrumentista” e premiado em 1º lugar, respectivamente.

O tema de 2024 do V CHORA IRACEMA reverencia o gênero musical brasileiro que acaba de se tornar patrimônio nacional mas, igualmente, o fato de que para que esse gênero tenha se mantido vivo ao longo de mais de 150 anos, a Roda seja esse lugar onde o Choro se presentifica e eterniza ao mesmo tempo.

Ao modo do que Radamés Gnatalli fez no século XX quando trouxe com novas roupagens os clássicos do Choro, Caetano Brasil vem diretamente de Juiz de Fora ao Ceará compartilhar o que só quem viveu uma Roda de Choro conhece: a graça de fazer parte dessa sonoridade particularmente brasileira, onde a tradição conversa com o contemporâneo num diálogo profundo e sem disensões, em que todes se expressam e são bem compreendidos.

Informações

V CHORA IRACEMA com Sexteto Caetano Brasil

Endereço:
Cineteatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500 – Centro.

Quando?
28 de abril, às 18h.

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

25 maio
26 maio
28 maio
29 maio
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo