Cidade do Sol

Quatro motivos que fazem de Fortaleza um destino turístico inteligente

Fortaleza está entre as dez cidades selecionadas para participar da Estratégia Nacional DTI, um programa de capacitação para destinos turísticos inteligentes.
Foto: Francisco Fontele

Em junho de 2023, Fortaleza foi uma das dez cidades selecionadas pelo Ministério do Turismo para participar da Estratégia Nacional DTI, um programa de capacitação para destinos turísticos inteligentes. Isso significa que, desde então, a cidade vem promovendo ações inovadoras, tornando-se um lugar melhor tanto para quem vive aqui quanto para quem vem visitar.

Mas, afinal, quais são as iniciativas que fazem da capital cearense um destino turístico inteligente e de que forma isso é bom para o turista?

Projeto Re-Ciclo

O projeto Re-Ciclo destina triciclos elétricos a catadores de recicláveis com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o trabalho, além de aumentar a coleta seletiva em Fortaleza. Iniciativas como essa não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também agregam valor à experiência turística ao promover uma cidade mais sustentável e ecologicamente responsável.

Cidade mais inteligente do Nordeste

Recentemente, Fortaleza foi apontada em primeiro lugar do Nordeste no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2023. O levantamento foi realizado pela Conexis Brasil Digital, Connect 5G e Teleco, para identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. A capital cearense aparece ainda em quarto lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Curitiba, Uberlândia e Belo Horizonte.

Bicicletar

O Sistema Bicicletar oferece a fortalezenses e visitantes uma opção de transporte sustentável e não poluente. Ele é composto por estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar e distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma ou em outra estação.

Mobilidade urbana

Fortaleza é reconhecida nacionalmente pelas boas práticas em mobilidade sustentável e segura. A readequação do limite máximo de velocidade de 60 para 50 km/h, por exemplo, venceu a categoria “Iniciativas em favor da segurança viária” do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, em 2023.

Além disso, o foco na mobilidade sustentável não apenas beneficia a segurança e a qualidade de vida de quem vive na cidade, mas também a experiência turística de quem escolhe Fortaleza para visitar.

Com ciclovias bem planejadas e iniciativas como o projeto Re-Ciclo, citado anteriormente, a capital se destaca como um destino que prioriza a sustentabilidade, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de desfrutar de uma cidade comprometida com o bem-estar e a preservação ambiental.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

17 fev
18 fev
19 fev
20 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo