História e Cultura

75º Salão de Abril estreia com homenagem ao artista Descartes Gadelha

Nesta segunda-feira (1), às 19h, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, em Fortaleza, abrirá as portas para o 75º Salão de Abril, uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e o Instituto Cultural Iracema (ICI). Nesta edição, o homenageado é o artista Descartes Gadelha, em celebração aos seus 80 anos. A mostra ficará em exibição até o dia 29 de junho, com entrada gratuita.

Durante a abertura, os visitantes terão a oportunidade de apreciar não apenas as obras dos 38 artistas selecionados, mas também duas obras emblemáticas de Descartes Gadelha. Os projetos submetidos ao edital foram criteriosamente avaliados pela comissão curatorial composta por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta e Lucas Dilacerda.

Os visitantes poderão desfrutar de uma ampla gama de expressões artísticas, desde instalações a fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos, durante todo o período da mostra.

Salão de Abril

O Salão de Abril é um evento cultural de destaque nacional, com mais de sete décadas de história em Fortaleza, e é promovido com o objetivo de celebrar e promover a diversidade artística. As obras selecionadas serão exibidas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, proporcionando aos visitantes uma experiência enriquecedora e acessível.

A homenagem a Descartes Gadelha nesta 75ª edição reconhece sua contribuição única para a arte, destacando sua sensibilidade expressionista que retrata, de forma autêntica, os traços do comportamento humano, especialmente os personagens populares do Nordeste, fruto de sua observação atenta do cotidiano.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

19 abr
20 abr
21 abr
22 abr
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo