História e Cultura

Ilustradores de Fortaleza para um souvenir com história

Por Gabi Dourado

Qual o melhor souvenir? E qual a melhor lembrança de uma viagem? Pode ser aquela foto num cenário paradisíaco, pode ser um artesanato curioso, pode ser um cartão postal. Cada forma de guardar na memória uma viagem é única e particular, não existe um jeito certo, uma forma perfeita de fazer isso. Mas, sempre pode haver um toque de criatividade neste ponto que é sempre tão importante.

Há quem tenha em casa uma parede da memória. Nela, estão fotos, quadros, obras… tudo aquilo que, ao olhar, remete a um momento especial. E ter uma ilustração neste espaço pode ser uma maneira de carregar consigo o olhar de um lugar marcante.

Em Fortaleza, a arte pulsa por todos os lados, em suas mais diversas linguagens. Nos muros da cidade, nos sons das rádios, nas danças, nas roupas e nas peles. Afinal, viver em um lugar com tantas cores e cenários inevitavelmente desperta inspiração.

Por isso, indicamos alguns ilustradores e ilustradoras que disponibilizam prints, originais e outros formatos de suas artes em formato de pôsteres, quadros ou lambes. Entre as inspirações, estão paisagens da cidade, elementos que fazem parte do dia a dia de quem aqui vive ou outros formatos de expressões artísticas.


Auxi

Foto: Reprodução/InstagramFoto: Reprodução/Instagram

Durante a faculdade de moda, os olhos de Auxi se abriram para a ilustração. Foi em 2019, enquanto trilhava o caminho da estamparia, que ela descobriu um mundo de possibilidades através dos pincéis. Ao longo da vida, essa descoberta a levou a experimentar com murais, painéis e telas. Atualmente, à frente do Studio Drawxi, ela passa seus dias com os pincéis como companheiros, transformando sonhos em arte nas mais diversas superfícies.

Instagram: @drawxi.studio

Azhuli

Foto: Reprodução/InstagramFoto: Reprodução/Instagram

A pintora de Fortaleza coloca em destaque em sua arte o seu cotidiano, mas acima de tudo, de acordo com suas próprias palavras, ela usa a pintura como uma forma de dizer “eu te amo” ou “eu te odeio”. Dessa forma, sua arte pode ser vista como um registro de cada momento que ela vive.

Instagram: @azhuli

Ju Chooo

Foto: Reprodução/InstagramFoto: Reprodução/Instagram

Ela retrata o feminismo em aquarelas de expressões determinadas e confiantes, contrapondo um universo de delicadezas, flores e animais. Segundo ela mesma conta, se sua arte faz o público se enxergar, ou identificar outra mulher em suas obras, então Ju sente que conseguiu passar sua mensagem. Suas aquarelas refletem muito sobre ela, mas também sobre muitas mulheres que ela admira e caminham ao seu lado.

Instagram: @ju.chooo

João Victor

Mulheres, mar, pescadores, peixes, seres aquáticos, pôr do sol… essas são alguns elementos frequentes nas ilustrações de JV. A referência a Fortaleza e seus personagens são intensas, bem com a forma de interpretá-las do artista.

Instagram: @joaovictor.ps

Eduarda Moiano

Foto: Reprodução/InstagramFoto: Reprodução/Instagram

Eduarda Moiano é uma desenhista de caneta Nanquim que viu sua arte sair do papel e chegar às paredes de galerias de arte em São Paulo, além de adornar a pele das pessoas em tatuagens. Suas obras retratam o empoderamento, a cultura preta e o amor, e ela espera dar voz àqueles que precisam de voz por meio de sua arte.

Instagram: @moianorisco

Alice Dote

Foto: Bruna Valença/Reprodução/InstagramFoto: Bruna Valença/Reprodução/Instagram

Alice Dote, é pesquisadora e artista visual. Como práticas artísticas, experimenta os atravessamentos entre o caminhar como prática estética, o desenho, as artes urbanas, dentre outras, principalmente em relação às suas vivências no cotidiano da cidade de Fortaleza.

Instagram: @alicedote

Raisa Christina

As pessoas são as principais inspirações de Raisa. O desenho é algo espontâneo para ela, permitindo que observe as pessoas com mais calma. Raisa tem o hábito de olhar muito para o outro e fazer perguntas, tentando saber mais sobre suas experiências. Para ela, isso parece um jogo de flerte e é um exercício recorrente quando está na rua.

Instagram: @raisa.christina

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

12 jun
13 jun
14 jun
15 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo