História e Cultura

Um passeio literário: bibliotecas, sebos e outros pontos de leitura em Fortaleza.

Banner - Um passeio literário: bibliotecas, sebos e outros pontos de leitura em Fortaleza.
Foto: Igor de Melo Foto: Igor de Melo
Por Gabi Dourado

Certamente, você já sabe que Fortaleza é um excelente destino para ir à praia, degustar uma deliciosa gastronomia e se divertir em um bom show de humor. Há, porém, muito mais atrativos na capital cearense que sabe a nossa vã filosofia. Relacionada, inclusive, a essa alcunha. Terra de escritores como José de Alencar (a quem se refere o apelido carinhoso) e Rachel de Queiroz, Fortaleza também recebe bem os amantes da literatura.

Bibliotecas, sebos, livrarias… O passeio turístico também se encontra nesses espaços, especialmente para quem ama um momento de contemplação entre as letras e as páginas, podendo ainda fazer bons achados que marcarão a estadia na cidade. Seja para quem aqui vive, seja para quem veio visitar, passar um tempo em um ambiente literário pode ser uma ótima opção de vivência.

Bibliotecas Públicas Municipais

Fortaleza é abastecida de quatro bibliotecas públicas municipais que, juntas, reúnem quase 60 mil exemplares de livros para pesquisa, consultas ou apenas leituras livres. Um exemplo é a Biblioteca Municipal Dolor Barreira, localizada em um bairro de alta riqueza cultural: o Benfica. Na hora de montar seu roteiro por lá, vale incluir uma visita a esse espaço histórico, fundado em 1971 e reformado em 2009.

Já para quem deseja conhecer mais sobre a tradicional literatura de Cordel, a Cristina Poeta, no Autran Nunes, possui um acervo dedicado somente a essa linguagem. Há ainda a biblioteca e videoteca do complexo cultural da Vila das Artes, com publicações de diversas áreas artísticas, como dança, teatro e cinema. E, finalmente, um ótimo programa para incluir as crianças é uma visita à Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel, no Conjunto Ceará, com intensa programação para além do acervo literário.

Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
Endereço: Av. da Universidade, 2572 – Benfica
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Telefone: (85) 3105.1299

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Endereço: Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Telefone: (85) 3259.4370

Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta
Endereço: Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Telefone: (85) 3452.3891

Biblioteca e Videoteca da Vila das Artes
Endereço: Rua 24 de Maio, 1221 – Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Telefone: (85) 3252.1444

Lindo Sebo Delirante

Perder-se entre prateleiras enquanto busca aquele título tão procurado ou, ainda, emocionar-se ao encontrar uma capa que você ainda não tinha na coleção. Passear por um sebo é sempre rico e inesquecível. Agora, na ida ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, é possível dedicar um tempo a uma boa leitura e pesquisa. Isso porque o Lindo Sebo Delirante, tocado pelo também músico Gabriel de Sousa, abriu as portas ali, do ladinho do cinema. Antes existente apenas no mundo virtual, o Lindo Sebo agora tem um espaço físico para seu acervo, no qual é possível encontrar desde clássicos da literatura internacional até publicações de escritores da terrinha.

Loja aberta de quarta a domingo, das 14h às 20h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Cordelteca

Quem visita uma cidade tão rica culturalmente como Fortaleza deve debruçar-se em sua diversidade de linguagens e expressões artísticas. Além de observar as belezas naturais e o fazer artesanal, o visitante pode igualmente enriquecer seus conhecimentos acerca da história registrada em papel de uma forma criativa e ancestral. Na Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel, localizada e mantida pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é possível conhecer e reconhecer mais do mundo da Literatura de Cordel, inclusive, entendendo sobre quem batiza o espaço: a primeira mulher a publicar um folheto de cordel, em 1938.

Biblioteca Central da Unifor (1º Piso).
Avenida Washington Soares, 1321, Edson Queiroz. Telefone: (85) 3477.3169

Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió

Idealizada pelo poeta e produtor cultural Talles Azigon, junto à sua família e amigos, a Livro Livre Curió é uma das várias bibliotecas comunitárias distribuídas por toda Fortaleza. Por lá, é possível realizar empréstimos livres de livros, jogos, cds, dvds, jogos, jornais e revistas. Os colaboradores do espaço também criam e executam uma série de atividades artísticas, culturais, científicas e sociais, envolvendo a comunidade e pessoas de outras periferias de Fortaleza. Além, claro, do básico: puxar um livro da estante para ler um pouco. Ah, a visita pela biblioteca pode render um passeio ainda maior, com uma ida à Floresta do Curió, a primeira ARIE do Ceará.

Rua George Sosa, 109 – Curió.

Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Uma opção de passeio para toda a família, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, a BECE, fornece opções diversas para quem ama todo o universo que envolve os livros. Com espaço infantil e áreas de pesquisa, o espaço oferece múltiplas atividades culturais. Além disso, o acervo reúne mais de 100 mil volumes, bem como um setor dedicado exclusivamente a obras raras, com um dos mais importantes acervos do país. Imagina voltar de Fortaleza contando diferentes histórias que aprendeu nos livros?

Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Centro.
Funcionamento: terça a sexta: das 9h às 20h. Sábado e domingo: das 9h às 17h.
Telefone: (85) 3101-2545. Gratuito.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

18 jun
19 jun
20 jun
21 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo