Fortaleza por Zé Pretim: das belezas do Pirambu a um jogo de futebol

Por Gabi Dourado

Fortaleza é uma cidade múltipla em experiências, belezas e histórias. Quem aqui chega, costuma já ter um roteiro semi-pronto do que deseja conhecer. Sim, os lugares clássicos são essenciais ao visitar à capital cearense, mas quem nela vive consegue enxergar outras potências em outros caminhos. É o caso de Darlison, ou melhor, Zé Pretim (como gosta de ser chamado), nascido e criado no bairro do Pirambu. É de lá que ele guarda memórias, mas segue construindo novas histórias.

“Minha relação com Fortaleza e seus circuitos culturais começa desde berço, desde o colo do meu pai que me levava pros pagodes e sambas no Pirambu. Me levava pra curtir em família a Praia da Barra com seus passeios de barcos. Então, desde muito criança aprendi o que é viver na verdadeira Fortaleza. Em sua total e plena simplicidade”, comenta o Diretor de Conteúdo, de 32 anos, e verdadeiro boêmio sempre visto nos melhores “rolês” pela cidade.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Hoje, Zé Pretim circula nos mais variados espaços, para além do amado Pirambu, mas seu elo principal com a energia de Fortaleza ainda é a rua, o lazer a céu aberto e o encontro aleatório com o povo da rua. Ele destaca que o que mais o chama atenção na cidade é sempre encontrar outras pessoas que vivem, amam e cortejam Fortaleza da mesma forma que ele. “Elas vivem, amam e cortejam essa Fortaleza que eu também vejo”.

Por isso, seus pontos favoritos têm um pouco de urbanidade e pouco de mar, justamente a dualidade tão pertencente a essa terra. Ele indica alguns lugares especiais que deveriam estar na lista de todo mundo:

O encontro do rio com o mar na Barra do Ceará, próximo ao Marco Zero.

A “Praia dos Pocim”, no Pirambu.

A Arena Castelão (“em dia de jogo do Fortaleza Esporte Clube”).

O forró no Clube Santa Cruz domingo à noite: “Um dos mais antigos ainda em atividade”

A visão das pedras ao final do Espigão da Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema.

“Eu acho a cara de Fortaleza sermos que nem um rio, que sempre termina no mar. Acho a cara de Fortaleza saber chegar, saber sair e principalmente saber voltar”, reflete. Para Zé Pretim, a simplicidade é a coisa mais cara de Fortaleza: viver a trivialidade do encontro, a raiva do trânsito, mas olhar para o lado e ver aquele azul imenso.

Por isso, ele resume: “Fortaleza é massa. A cara de Fortaleza é viver’.

Serviço:
Clube Santa Cruz
Rua Padre Mororó, 710 – Centro

Praia dos Pocinhos
Vila do Mar – Pirambu

Arena Castelão
Av. Alberto Craveiro, 2901 – Castelão

Marco Zero de Fortaleza
Próximo a Rua Doutor José Roberto Sales, 870

Espigão da João Cordeiro
Av. Beira Mar, 805-945 – Praia de Iracema

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

16 jun
18 jun
19 jun
20 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo