Beira-Mar

Natação no mar é atração para residentes e turistas

Foto: Roni Vasconcelos
Por Gabi Dourado

Existe uma característica em Fortaleza muito específica e não tanto falada: a temperatura do mar. Quentinhas, as águas que banham a cidade convidam a um mergulho, a hora que for. Porém, tem gente fazendo desse banho um estilo de vida e incorporando a natação no mar como seu esporte favorito.

Professor da equipe Sharks, Thiago Macedo, de 36 anos, é um empresário que sempre teve paixão pela natação. Desde os três anos, ele é nadador de piscina experiente.

No entanto, em 2015, decidiu experimentar algo novo e se juntou a um grupo de nadadores de mar que nadavam aos fins de semana na orla da Praia de Iracema. Foi amor à primeira vista. A sensação de liberdade e o contato com a natureza foram indescritíveis para Thiago. “Atualmente é o meu estilo de vida, minha terapia do ‘Dr. Atlântico’, onde deixo os problemas e encontro as respostas”, revela.

Foi aí que, em 2018, ele transformou essa paixão em um negócio e criou uma assessoria esportiva com foco na natação no mar e em eventos esportivos. A Sharks ensina, desenvolve e incentiva a prática da natação no mar e seus benefícios.

Leia também: Cinco esportes náuticos para praticar no mar de Fortaleza

“A natação no mar é um treino de corpo inteiro e oferece uma variedade de benefícios para a mente e para a saúde geral, especialmente a natação ao ar livre. A água salgada tem propriedades antidepressivas, antiansiedade, que ajudam a descongestionar as vias aéreas”, relata.

Um ponto essencial para tornar a prática ainda mais agradável é a orla de Fortaleza ser agraciada com uma temperatura amena o ano inteiro, além das estruturas instaladas à Beira-Mar, como os espigões.

“A temperatura da água é sempre agradável, mesmo durante os períodos de chuvas, que vão de janeiro a abril. A orla de Fortaleza é uma das mais bonitas do Brasil, e os espigões construídos ao longo dela trazem uma calmaria em relação a outras praias da região.”

Essa estrutura, aliás, auxilia durante a aula. Enquanto estão na água, os alunos se baseiam pelos bancos do espigão para orientar-se da distância que já percorreram. E, para fazer a aula, não precisa ter experiência com o mar. Cada aluno recebe o direcionamento conforme a sua habilidade nas braçadas. Além disso, todos só entram ao mar com uma boia presa ao corpo, para ajudar no treino e servir de apoio em caso de cansaço.

Ao longo dos oito anos de existência da Sharks, Thiago já presenciou muitas histórias inspiradoras. Ele se orgulha de ter ajudado muitas pessoas a superarem seus medos e a transformarem suas vidas.

“Uma história recente que me marcou foi a de uma aluna que sofria de alto grau de ansiedade e insônia. Ela não conseguia dormir mais de três a quatro horas por dia, mesmo tomando remédios. Convidada a nadar à noite, ela aceitou o convite, e a aula ajudou-a a relaxar. No dia seguinte, ela dormiu melhor do que em meses”, relembra.

E não é só quem vive na Terra da Luz que pode contemplar a experiência de nadar com um profissional ao mar. A equipe, segundo Thiago, recebe turistas com frequência que costumam observar a movimentação na orla e se interessarem pela prática.

“Oferecemos para os turistas a possibilidade de realizar uma aula experimental gratuita, onde ele receberá todas as instruções e os equipamentos para realizar a prática com segurança, conforto e profissionalismo da nossa equipe.”

E, se todo esse relato ainda não foi suficiente para convencer a experimentar o esporte, Thiago destaca alguns dos principais benefícios da água do mar:

🌊 Alivia a ansiedade;
🌊 Neutraliza as cargas negativas;
🌊 Alivia a caspa;
🌊 Induz o sono.

Para mais informações sobre a equipe: https://www.instagram.com/sharks.sports/.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

26 fev
27 fev
28 fev
29 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo