Beira-Mar

Passeio de veleiro oferece perspectiva privilegiada de Fortaleza

Banner - Passeio de veleiro oferece perspectiva privilegiada de Fortaleza
A viagem passeia pela orla do Mucuripe, Beira-Mar e Praia de Iracema, contornando o cais pesqueiro, o píer, cais do porto, praia mansa, indo até a altura da praia da Leste.
Foto: Roni Vasconcelos Foto: Roni Vasconcelos
Por Gabi Dourado

É possível que um fortalezense diga a você: a vista que representa minha cidade é aquela olhando para o mar. Porém, há algo na história que revela, na verdade, que reconhecer Fortaleza é avistá-la de dentro do mar para fora. A história dos jangadeiros é a história de Fortaleza. A história dos pescadores é a história de Fortaleza. A história de Fortaleza é contada de quem, do mar, avista a terra e de quem das águas faz sua vida. 

Sendo assim, chegar nesta cidade e dizer que a conheceu requer, preferencialmente, avistá-la de dentro do mar. Para isso, várias são as possibilidades: nadando, junto com uma equipe profissional; de cima de uma canoa, acompanhado por amigos; em pé de um stand up paddle; ou apenas em um mergulho simples em algum ponto da orla. Mas existe um jeito na qual não requer grande esforço físico e também possibilita ir mar adentro com um pouco mais de distância: alugar um veleiro. 

Tal qual jangadeiros que tanto fizeram história pela cidade, como Chico da Matilde (o Dragão do Mar), subir em um veleiro é contemplar a paisagem e saber mais sobre as histórias cujas águas são protagonistas. Algumas embarcações fazem passeios diários saindo do Mucuripe, como o Philosophy e o Minha Deusa. Neles, entre  40 a 60 pessoas (a depender da embarcação) embarcam em uma breve viagem pelo mar quentinho da cidade. 

Fazer um passeio de veleiro é uma ótima oportunidade de ver Fortaleza por um outro ponto de vista.

Primeiro, grupos de 16 pessoas, todas munidas de coletes salva-vidas, se reúnem para subir em uma pequena embarcação na qual, todas em pé, são levadas até o veleiro. Barco cheio, é hora de partir. A viagem passeia pela orla do Mucuripe, Beira-Mar e Praia de Iracema, contornando o cais pesqueiro, o píer, cais do porto, praia mansa, indo até a altura da praia da Leste-Oeste, próximo ao hotel Marina Park. No caminho, ouve-se um pouco do que cada pedaço representa à cidade. 

Entre eles, contorna-se até uma espécie de “monumento inesperado” atracado ao mar. É o Mara Hope, navio encalhado em Fortaleza em 1985. A embarcação petroleira ficou à deriva após alguns incêndios até encalhar próximo à Praia de Iracema e tornar-se parte da paisagem marítima da cidade. Com o passeio, é possível então visualizá-lo de bem perto e observar a sua gigantesca carcaça. É, inclusive, um privilégio com data para acabar. Isso porque estima-se que o Mara Hope permaneça “de pé” até por volta de 2037, quando sua estrutura, provavelmente, ruirá de vez. 

O Mara Hope encalhou em Fortaleza em 1985.
Foto: Roni Vasconcelos

Também é ali por perto que o veleiro faz uma breve pausa. Afinal, qual a graça em estar em alto mar sem sentir as águas pelo corpo? É hora do mergulho! O intervalo dura por volta de 15 minutos, o tempo de refrescar-se nas águas e também aliviar algum possível enjoo por conta da viagem. Todos devidamente trajados com coletes, podem aproveitar para saltar, mergulhar, nadar e contemplar a paisagem. E, claro, fazer boas fotos e vídeos! 

Durante todo o passeio é possível observar alguns monumentos da cidade por outra perspectiva, como o Catedral e o Mercado Central. Na volta, a depender do horário, vê-se o “skyline” da cidade no acender das luzes. Mas, a luz mais bonita vem do céu. No retorno às areias, o veleiro navega enquanto o sol se põe e pinta de nuances douradas, alaranjadas e lilases num desenho só aqui visto. No balançar das ondas, se assiste ao espetáculo da natureza enquanto volta para terra firme. É possível que, nesse passeio, se compreenda o fascínio de quem do mar não enjoa. 

Veleiros para passeios em Fortaleza: 

Philosophy:
Mais informações: http://veleirophilosophy.com.br/

Minha Deusa:
Mais informações: https://www.instagram.com/veleirominhadeusa/ 

Pérola Negra:
Mais informações:https://www.perolanegrafortaleza.com.br/

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

19 jun
20 jun
21 jun
22 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo