Cidade do Sol

Canoa havaiana: remo em equipe e conexão com a natureza.

Banner - Canoa havaiana: remo em equipe e conexão com a natureza.
A prática da canoagem é uma ótima opção de exercício físico e contato com a natureza.
Foto: Maré Luna Foto: Maré Luna
Por Gabi Dourado

Assistir ao nascer do sol e encontrar com golfinhos enquanto rema ao mar. Essa vem sendo a experiência semanal que o artista digital Igor Dantas tem desde que decidiu começar a participar de grupos de remo na Beira-Mar de Fortaleza. Sim, o mar que banha nossa cidade recebe diversos tipos de esportes náuticos, entre eles, a canoagem. E foi por essa modalidade que Igor optou na hora de buscar mais qualidade de vida e conexão com a natureza. 

“A primeira vez já foi muito marcante, porque eu fui totalmente despretensioso e na primeira vez já vi golfinho no mar. Fiquei muito emocionado em estar vendo isso na minha cidade, ali pertinho de mim, e eu não sabia que existia. Aí, isso me empolgou demais. Depois desse primeiro dia, eu não parei mais”, relembra.

Igor participa do grupo que, às 4h50, já está dentro da canoa a navegar. “É um horário mágico”, define o também empresário. Isso porque é de dentro do mar que ele e a equipe assistem ao nascer do sol e ao espetáculo de cores que as águas e o céu se transformam, passando de nuances de lilás até alaranjado.

Nesse horário, ele se encontra com a equipe da Kayakeria para embarcar na popularmente chamada canoa havaiana. Nela, é possível reunir até 16 pessoas, tornando a prática também um exercício social, interativo e de conexão entre os participantes. 

“A canoa me dá uma sensação de equilíbrio, sabe? Porque eu preciso ter uma continuidade no remo, eu preciso respirar no tempo certo, eu preciso remar com movimento certo, fazer a força certa. Além disso, remar com os outros da equipe faz com que a conexão com as pessoas que estão ali naquele momento seja muito grande. A gente se sente realmente da mesma família”, reflete. 

Igor rema com a equipe da Kayakeria.

Além da relação com o grupo, o esporte também trouxe uma nova conexão com a cidade na qual vive. Natural de Salvador, Igor já mora em Fortaleza há quase 20 anos. Porém, só criou essa relação com as águas quentinhas da orla a partir da prática com o remo. E aí veio um despertar do privilégio de morar em terras alencarinas. “Quando percebo que a cidade proporciona momentos desse tipo… foi chocante para mim, emocionante, sabe?”, observa. 

E, em meio a tantas ocasiões especiais, Igor guarda uma com bastante carinho: o encontro com os botos ao nascer do sol. “A gente tinha acabado de entrar e nosso instrutor, o Castor, que é um grande mestre, parou para contar um pouco sobre a canoa. Então, durante esse momento, o sol começando a nascer, o mar bem laranja, e aí vem os botos. Eu me arrepiei, meus olhos encheram d’água porque ele estava falando uma coisa muito espiritual, de conexão, foi lindo”, relembra. 

Sem restrição de idade, o esporte reúne grupos heterogêneos de histórias e interesses. Nem todos são, necessariamente, apaixonados pelo mar ou habituados a outros esportes náuticos. Por vezes, a canoa é a porta de entrada para uma nova relação.

Igor, por exemplo, sempre foi mais adepto do skate e de passear mais no parque do que na praia. “Eu percebo que a canoa havaiana é um esporte para todo mundo. Quem vai tem uma sensação única e costuma achar maravilhoso. Além disso, o próprio esporte traz outros benefícios”, reforça.

Ficou a fim de praticar? Conheça algumas equipes do esporte em Fortaleza:

Kayakeria
Av. Beira Mar, 3211 – Praia do Náutico, próximo ao Jardim Japonês.
Perfil no Instagram: @kayakeria

Imua Ceará Vaa
Av. Beira Mar, 4050 – Em frente ao Iracema Residence.
Perfil no Instagram: @imuaceara

SUP Fortal
Av. Beira Mar, 3123.
Perfil no Instagram: @supfortall

Hale Kai Iracema
Av. Beira Mar, 805.
Perfil no Instagram: @halekai_iracema

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

12 jun
13 jun
14 jun
15 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo