Compras

Casa Fredericas: espaço de design autoral no Centro de Fortaleza

Banner - Casa Fredericas: espaço de design autoral no Centro de Fortaleza
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Mulheres juntas constroem uma Fortaleza. É nessa lógica que nasce a Casa Fredericas, um espaço plural no qual se reúne, essencialmente, iniciativas de empreendedorismo feminino. Um sonho construído pelas sócias Mariana Figueira e Lorena Lima reverbera na colaboração de outras mulheres que fazem da Casa loja, estúdio, café e brechó.

“A casa nasceu da vontade de ter um espaço para reunir mulheres de forma segura e livre. Desde receber amigas para o café na calçada à tardinha, até às roupas que abraçam corpos diversos”, comentam as sócias.

No empreendimento montado em um casarão construído na década de 1960, no Centro de Fortaleza, funciona a loja de design autoral da marca Fredericas, o Brechó Susclo, um café, uma curadoria de marcas cearenses autorais convidadas, um estúdio fotográfico aberto ao público, além de espaço kids com brinquedos montessori e espaço de atendimento da jornalista e consultora em marketing para impacto positivo Clara Dourado.

Sendo assim, quem visita pode levar pra casa uma t-shirt de frases de impacto como “Tudo É Político”, “Amar é um ato de resistência” e “Nas minhas veias correm amor e cajuína”, da marca homônima da Casa; uma peça de segunda mão com precinho de brechó; acessórios únicos de design autoral local entre outras lembranças e mimos com a cara da cidade.

As sócias definem a Casa como um “oásis de efervescência criativa e única” sendo, portanto, um cantinho para o turista conhecer um pedacinho do design autoral de Fortaleza com uma curadoria de marcas que representam os materiais e a criatividade viva da cidade.

Para além de visitantes de outros estados e países, o perfil do público local da Casa Fredericas costuma ser bem diverso, mas em sua maioria mulheres entre 28 e 60 anos que valorizam o fazer manual e o design autoral. “São pessoas que apoiam ideias progressistas, gostam de viver a cidade e estar em locais abertos”, refletem.

Amor pelo Centro da cidade

A localização do espaço também ganha um toque afetivo a mais. Isso porque o fato de estar no Centro da cidade carrega memórias afetivas na sócia Mari. “Sou de origem periférica e o Centro foi meu lugar de fascínio desde a infância. Era o bairro onde tudo efervescia, onde eu estudava, onde o comércio era vivo e intenso. Hoje segue sendo meu xodó”, revela.

A Praça do Ferreira com os artistas de rua, manifestantes e pipoqueiros na frente do Cineteatro São Luiz, bem como os museus, festas e compras são alguns cantinhos elegidos pela empreendedora no bairro no qual, hoje, também escreve sua história.

“A casa Frê representa e valoriza a cidade em sua essência mais cotidiana”, observam. Para isso, promovem, sazonalmente, rodas de conversas, feiras de produtos autorais, feira de orgânicos com participação de produtores do MST, feira de adoção e cursos em diversas áreas.

“Porém, nossa feira vai muito além do foco comercial: o que realizamos é um grande encontro entre pessoas que possuem valores políticos progressistas e acreditam na força do empreendedorismo como ponte para transformações sociais, culturais e ambientais” explica Lorena.

Foto: Divulgação

Distrito Criativo

A Casa Fredericas entrou oficialmente para o “Distrito Criativo” da capital cearense em outubro de 2023. Na ocasião, o espaço cultural recebeu a placa de divulgação da chancela “Cidade Criativa Mundial do Design” concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2019 à Fortaleza (CE).

A Prefeitura de Fortaleza criou a referida placa para identificar locais com a criatividade e o design como ponto central de suas atividades, reconhecendo-os como multiplicadores da chancela para a sociedade. Assim, o objeto sinaliza a participação no movimento e simboliza um compromisso com o desenvolvimento do setor criativo de modo geral e com o design, de modo particular.

Os próximos passos do espaço incluem uma agenda de eventos semanal com happy hour e drinks em alguns dias, cursos livres de artes manuais, clube de leitura e muito mais. Unindo empreendedorismo, ativismo e movimento urbano, a Casa Fredericas se firma como um espaço pronto para deixar sua marca na cidade e em quem a visita.

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

23 fev
24 fev
25 fev
26 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo