Compras

Negro Piche: moda autoral e afirmativa com as cores de Fortaleza

Localização

Rua dos Tabajaras, 601 - Praia de Iracema.

Funcionamento

Segunda a quinta, das 10h às 19h | Sexta e sábado, das 10h às 20h.

Banner - Negro Piche: moda autoral e afirmativa com as cores de Fortaleza
Por Gabriela Nunes

Em 2017, um retalho de tecido que sobrou do figurino de um espetáculo virou uma camisa nas mãos de Iury Aldenhoff. Os amigos viram, gostaram e quiseram saber de onde era aquela peça.

“Eu sempre tive uma veia empreendedora. Então, quando começaram a perguntar, eu disse que estava vendendo. Isso sem ter um tecido e sem ter ideia do quanto custava toda essa produção”, relembra Iury.

Foi assim que nasceu uma das marcas que mais têm ganhado destaque na cena da moda autoral de Fortaleza, nos últimos anos: a Negro Piche. O apelido racista que perseguiu Iury nos tempos de escola foi ressignificado e transformado em uma afirmação orgulhosa de identidade.

“Comecei a lembrar como era ser uma criança negra em uma escola particular, a questão dos apelidos, do bullying, todo esse processo. E chegamos no nome ‘negro piche’ que, na verdade, era ‘nego asfalto’. Nós fizemos uma transformação para que algo que foi ruim, negativo, se transformasse em algo afirmativo”, explica.

Iury Aldenhoff e a mãe, Ionete Rodrigues, estão à frente da Negro Piche.
Foto: Igor de Melo

O sucesso da marca se reflete em cada estampa que você, talvez, já tenha visto circulando por aí. As cores e os desenhos que retratam a cidade e a ancestralidade vestem um número cada vez maior de fortalezenses – e gente de outros estados – que se apaixonam pela proposta da Negro Piche. Hoje, Iury é sócio da mãe, Ionete Rodrigues, e, juntos, vêm expandindo os negócios.

“A Negro Piche foi crescendo na cidade e a gente recebeu o convite para ocupar nosso primeiro espaço na Praia de Iracema”, conta Iury. Ele se refere à Casa Negro Piche um lugar que, mais que uma loja, é um convite para passar o tempo.

Localizada na efervescente Rua dos Tabajaras e composta por três ambientes, a casa oferece não apenas um espaço para a exposição das peças (confeccionadas em viscose e linho), mas também uma área destinada à merenda e uma varanda com mesinhas.

No cardápio de Tarcísio Maia, o merendeiro da casa, há empadas, quiches e muito mais.

A Casa Negro Piche também tem uma varanda onde os clientes podem sentar e passar o tempo.

O cliente pode sentar, pedir um café, uma cerveja e bater um papo com os amigos ou com Tarcísio Maia, o merendeiro, que oferta um cardápio de empadas, croquetes e quiches. Há também a opção do almoço executivo, que custa apenas R$ 23,90.

A expansão não foi só do estabelecimento em si, mas também da oferta de produtos. A Casa Negro Piche também funciona como uma loja colaborativa, onde são expostos produtos da marca de pratas Pretaria e do Coletivo Tattu, que confecciona quadros, bonés e imãs. Além disso, há uma parceria com artistas e designers da cidade para a criação de estampas exclusivas, como M. Dias Preto.

A marca vem conquistando cada vez mais os fortalezenses.

Moda autoral e agênero.

A Casa Negro Piche também vende produtos do Coletivo Tattu.

“Trabalhamos com dois tipos de estampas: exclusivas e não exclusivas. Continuamos mantendo as estampas não exclusivas porque queremos continuar sendo uma marca acessível para quem está dentro da cidade. Não podemos colocar um preço de São Paulo, por exemplo, tendo a realidade de Fortaleza. O custo de vida aqui é outro”, reforça Iury.

Com a cara e as cores da Cidade do Sol e um clientela fiel, a trajetória da Negro Piche continua a se desdobrar, enriquecendo o cenário da moda autoral e apontando um caminho para os que acreditam que tudo pode ser transformado para melhor.

Mais informações:

Instagram: @negropiche
Site: www.negropiche.com.br

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

17 fev
18 fev
19 fev
20 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo