Compras

Travessa Crato: experiências multissensoriais.

Banner - Travessa Crato: experiências multissensoriais.
A Travessa Crato é uma rua histórica localizada no centro da cidade de Fortaleza.
Foto: Igor de Melo Foto: Igor de Melo
Por Gabi Dourado

“Eu acho que todo mundo deveria dar uma passada pela Travessa Crato para sentir o vento que só bate aqui, sentar no banco pra ver o tempo passar e observar a vida que acontece nessa rua”. É com esse olhar apaixonado que Angélica descreve a rua na qual se estabeleceu há 13 anos com sua loja dedicada ao artesanato nordestino. 

A Travessa Crato é uma rua histórica localizada no centro da cidade de Fortaleza e recebeu esse nome em homenagem à cidade do Cariri. Construída durante o período colonial, quando Fortaleza começou a se desenvolver como um importante centro comercial da região Nordeste. Por volta de 1888, a Travessa Crato passou a abrigar uma série de estabelecimentos comerciais, como lojas, bares, restaurantes e armazéns. E são esses comércios e as pessoas neles envolvidas que transformam esse pedacinho da cidade em um lugar tão especial. 

Raimundo do Queijo, Angélica Artesanatos, Antiguarias Fortaleza e os diversos artesãos de barro, palha e madeira são alguns dos nomes que fazem da Travessa um espaço único de imersão na cultura local. Sim, pois há algo de mágico em sentar nas cadeiras do Raimundo do Queijo e degustar uma boa paçoca enquanto toma um gole de uma cachacinha ou uma cerveja gelada. 

Há algo de mágico em sentar nas cadeiras do Raimundo do Queijo e degustar uma boa paçoca enquanto toma um gole de uma cachacinha ou uma cerveja gelada.

Seu Raimundo é um comerciante de mais de 80 anos que fez e faz história com seu ponto.

Por mais de 35 anos, o Raimundo do Queijo mantém uma rotina diária de oferecer produtos como queijo de coalho e carne de sol.

Mais ainda de experimentar um pedaço dos queijos, claro, e conhecer mais da história de Raimundo, o comerciante de mais de 80 anos que fez e faz história com seu ponto. Por mais de 35 anos, o seu comércio mantém uma rotina diária de oferecer produtos de qualidade reconhecida, como queijo de coalho e carne de sol. Além disso, aos domingos, ele se torna um ponto de encontro para boêmios de todas as partes e também costuma reunir multidões no período do Carnaval. Não à toa, foi eleito em 2020 um Patrimônio Turístico de Fortaleza, pela Prefeitura de Fortaleza. 

Mais alguns passos e, do outro lado, está a Angélica Artesanatos. O espaço reúne diversas formas do fazer manual nordestino, com esculturas, bordados, quadros, peças imensas e pequeninas, todas registradas com o nome e a história de quem fez. Sim, porque um artesanato só faz sentido quando, para além da beleza da arte, se conhece o legado de quem o produziu. E esse é o grande diferencial do estabelecimento tocado por Angélica há 13 anos: o respeito pelos artistas. Ao questionar sobre uma peça, todas na loja saberão contar de onde veio, quem fez e qual a simbologia daquela escultura. É presente com significado, decoração com afeto e disseminação de saberes ancestrais. 

E se a Travessa Crato é um pedaço da história da cidade, a Antiguarias Fortaleza sabe como manter esse valor vivo. Isso porque o espaço dedica-se ao restauro, além da compra e venda, de objetos vintages. Adentrar a loja é passar por um portal do tempo. Telefones, máquinas de escrever, jogos de chá, louças diversas, ventiladores antigos e toda espécie de objetos é possível encontrar por lá. Com um olhar aguçado, é possível encontrar raridades valiosas entre as milhares de peças. Além disso, os responsáveis pelo espaço também restauram aquela sua antiguidade com valor simbólico e emocional. 

O caminhar pela Travessa Crato também proporciona o encontro com o artesanato em barro, em palha, em couro e em madeira. Diversos outros pontos do espaço são dedicados ao comércio de bancos, cadeiras, filtros, bolsas, objetos decorativos, tapetes… uma infinidade de possibilidades para o visitante. 

Seja para curtir uma festa carnavalesca, encontrar um achadinho especial ou degustar sabores locais, a Travessa Crato se mostra como um espaço a ser sempre visitado, afinal, a cada ida é possível ser impactado por novas experiências. 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

16 fev
17 fev
18 fev
19 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo