Gastronomia

AQuitanda: cozinha inclusiva no coração do Benfica.

Localização

Rua Waldery Uchôa, 230 - Benfica.

Valor
Funcionamento

Terça a quinta, das 11:30 às 22h; sexta e sábado, das 11:30 às 23h; domingos, das 11h30 às 17h.

Banner - AQuitanda: cozinha inclusiva no coração do Benfica.
AQuitanda fica na rua Waldery Uchôa, no Benfica.
Foto: Roni Vasconcelos Foto: Roni Vasconcelos

Quem frequenta os inúmeros bares e restaurantes do Benfica sabe que o bairro é um dos principais endereços para quem busca lazer e boa comida. Entre a variedade de opções, um dos lugares que merece destaque é AQuitanda, restaurante que ocupa uma charmosa casa na rua Waldery Uchôa.

A proposta do estabelecimento é o que Silvio Queiroz, proprietário, chama de cozinha inclusiva.

“Estamos em um bairro plural como o Benfica, que tem estudante universitário de tudo quanto é curso, de tudo quanto é mente.  Eu queria que a pessoa chegasse aqui e se sentisse à vontade comendo junto com sua tropa”, explica.

Essa pluralidade pode ser vista no cardápio. Além de pratos da culinária estrangeira, como a moussaka, típica do Oriente Médio, e a salteña, salgado de origem boliviana, AQuitanda trabalha com insumos e receitas regionais. Também contempla bem veganos e não veganos.

O restaurante tem opções de pratos individuais e para compartilhar.
Foto: Roni Vasconcelos

No caso da moussaka, por exemplo, é possível optar pela de carne moída ou pela de carne de caju. Os amantes da boa e velha moqueca, por sua vez, podem se deliciar com a tradicional, de arraia, ou escolher outras duas alternativas: a moqueca vegana, feita com banana; e a moqueca vegana mix, que, além da banana, também leva caju.

“Com os insumos que a gente tem, eu consigo adaptar tudo. Se você chegar aqui e me disser que não come leite, queijo, carne, eu vou perguntar se você come peixe ou camarão. Se você disser que não, eu pergunto ‘e um ovinho frito você come?’ Se você me responder que sim, pronto. Eu arrumo um jeito de trazer um prato legal, bonito e com a quantidade suficiente pra uma refeição bacana, com aquele ovinho que você disse que topa comer”, exemplifica Silvio.

Frutos do mar e pescados direto de Itarema

Os queridinhos do público são os pratos de peixes e frutos do mar, que vêm diretamente de Itarema, litoral oeste do Ceará. Destaque para o polvo com arroz de tomates confitados e azeitona frita, que ainda leva pesto de coentro e farofa de coco queimado.

Uma boa dica também é apostar nos pratos que têm o camarão como protagonista. Tanto o arroz de camarão cremoso quanto o Camarão AQuitanda são de dar água na boca.

E o docinho?

De sobremesa, não deixe de experimentar o banoffee, torta com massa sableé, doce de leite artesanal, banana grelhada, chantilly e raspas de chocolate.

A tartalette de chocolate é outra que vai te deixar “melando os beiço”, como sugere o próprio cardápio: uma tortinha feita com ganache de chocolate e caramelo de maracujá.

Bons drinks

A carta de drinks é bem interessante e os preços justos: a caipirinha tradicional de limão, por exemplo, custa R$ 9,99. Drinks mais elaborados como AQuitanda Blue ou Sunset Gin saem por R$ 28,90.

Se você é o motorista da rodada ou prefere um rolê sem bebida alcóolica, também há opções de drinks sem álcool, como o Chá da Tarde, uma mistura de mate ice tea, limão, laranja, cravo e gelo.

 

 

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

19 jun
20 jun
21 jun
22 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo