Gastronomia

“O Passeio Público é o coração da cidade”, diz empresária do Café Passeio

Banner - “O Passeio Público é o coração da cidade”, diz empresária do Café Passeio
O Café Passeio é uma opção deliciosa e prazerosa de almoços durante a semana.
Foto: Igor de Melo Foto: Igor de Melo
Por Gabi Dourado

Já são 13 anos em que o Passeio Público se tornou a labuta e o propósito profissional de Rosana Lins. Com o Café Passeio, a ida diária para este icônico e histórico espaço fortalezense passou a fazer parte da rotina da empresária que comanda o restaurante aberto de segunda a domingo para o almoço. E, mesmo com mais uma década de dedicação a este espaço, Rosana mantém o encantamento com a praça mais antiga de Fortaleza

“Fizemos um trabalho de insistência em relação ao uso do Passeio Público, com eventos, festas, lançamentos de livros, eventos da Prefeitura. Passamos a utilizar o espaço como uma isca para atrair as pessoas, e quando a pessoa chega aqui é tão lindo, tão gratificante que não tem como ela não se tornar frequentadora. O desafio é fazer chegar, mas depois que chegou, fica”, relembra a empresária, sobre o começo do restaurante.

Já são 13 anos em que o Passeio Público se tornou a labuta e o propósito profissional de Rosana Lins.
Foto: Igor de Melo

Com a ideia inicial da feijoada aos sábados mantida até hoje, o local segue como uma opção deliciosa de almoços durante a semana. Com uma intensa movimentação nos arredores de trabalhadores das mais diversas áreas de atuação, o Café Passeio é uma opção para uma pausa e uma degustação prazerosa entre a correria do dia a dia. Com buffet self-service e opções de sobremesa e drinks no cardápio, o espaço proporciona uma experiência entre sabores, natureza e história. 

E essa experiência quando compartilhada faz com que o Café Passeio permaneça tantos anos de portas abertas.

“O que criou a clientela foi o boca a boca. A grande maioria vem por indicação, por alguém que traz. Além disso, hoje a gente tem muitas opções no Centro de Fortaleza, a quantidade de opções culturais tem aumentado, tá tudo fluindo para que o Centro e esse corredor cultural se consolide”, avalia Rosana.

O fato de ter um espaço aconchegante em meio a uma praça tão emblemática para a cidade faz também com que o turista sinta como um “achado” em seu roteiro por Fortaleza. Ao caminhar pelo Centro, encanta-se com as belezas do Passeio e, ao avistar o Café frequentado por moradores da cidade, percebe que encontrou um lugar único para a suas memórias por aqui.

“A minha frequência de turista é menor em relação ao morador, e, na verdade, sempre foi o nosso objetivo. A gente acha que essa praça precisa ser vivida pelo fortalezense. Até como uma espécie de obrigação. E não só o Café, mas frequentar a praça mesmo”, relata a empresária.

O tempero caseiro também costuma conquistar os visitantes da capital cearense. Após aproveitarem os frutos-do-mar em abundância pela orla, o Café Passeio oferta outra proposta gastronômica e com o abraço de uma comida mais afetiva. 

O Café Passeio é uma opção para uma pausa e uma degustação prazerosa entre a correria do dia a dia.

Com buffet self-service e opções de sobremesa e drinks no cardápio, o espaço proporciona uma experiência entre sabores, natureza e história.

Mas, a relação de Rosana e seu Café Passeio não é apenas com a história da praça ou pelo verde de suas árvores. As pessoas que ali frequentam é que ganham o coração da empresária e ajudam a contar a história contemporânea deste lugar.

O professor, jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho (1949 – 2021), assíduo frequentador do Café, teve suas cinzas lançadas ao pé do imenso Baobá do Passeio. “Ele almoçou aqui diariamente por oito anos. Então, essa praça é um pedaço da minha vida. Não só construí essa amizade com o Gilmar, mas com várias pessoas, mas ele sempre vai ser meu xodó, meu carinho”, emociona-se.

Rosana relembra que tudo o que já foi vivido neste pedaço da cidade, faz com que a energia no Passeio Público seja única. “Acho que o Passeio Público é o coração da cidade”, finaliza. 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

13 jun
14 jun
15 jun
16 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo