Gastronomia

Raiz Cozinha Brasileira: uma viagem pelos sabores do Brasil

Localização

Av. Washington Soares, 3300 - Edson Queiroz.

Valor
Funcionamento

Domingo a quinta-feira, das 11h às 23h.
Sextas e sábados, das 11h às 00h.

Banner - Raiz Cozinha Brasileira: uma viagem pelos sabores do Brasil
Foto: Igor de Melo Foto: Igor de Melo

Quem senta em uma das mesas do Raiz Cozinha Brasileira e dá uma espiadinha no cardápio já entende, de cara, a proposta do restaurante: valorizar a gastronomia espalhada pelos quatro cantos do país.

Da vaca atolada de Minas Gerais, passando pelo barreado do Paraná até a moqueca baiana, a casa faz jus ao nome e apresenta parte da culinária brasileira para quem deseja experimentar os sabores enraizados dos estados do Brasil.

“Em Fortaleza, ainda não tinha ninguém que se denominasse ‘cozinha brasileira’. Nossa ideia é fugir um pouco do regional, daquele clichê do Lampião e da Maria Bonita e trazer pratos de cada estado”, explica Luís Câmara, proprietário do restaurante.

Com a chegada da chef Marina Araújo, o cardápio ficou criativo e cheio de identidade. Cozinheira e pesquisadora dos tesouros gastronômicos do país, Marina também participou de reality shows culinários, como The Taste Brasil e Que Seja Doce, do canal GNT.

“A Marina traz o tempero, a identidade da comida. É o refogado que é diferente, é a páprica que ela coloca e faz um sal diferente. A criatividade dela é o principal do nosso cardápio”, diz Luís.

E, por falar em criatividade, de entrada, uma boa dica é experimentar o inusitado sabor do croquete de milho e gorgonzola. O croquete de lombo também é um dos queridinhos da casa.

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Na hora do prato principal, vá na especialidade da chef e peça o “Dona Camarão”. Servido no barro, ele tem como base um purê de abóbora que envolve 440g de filé de camarão, coberto por uma camada de queijo cremoso e finalizado com uma casquinha crocante.

Para sobremesa, é sempre bom apostar nos clássicos: vá de “Pavê da Marina”. A chef revisitou essa sobremesa tão querida pelos brasileiros, feita com creme branco, doce de leite caseiro e finalizado com merengue e crocante de castanha e coco.

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

O Raiz também tem drinks autorais saborosos, como o “Desilusão” que leva licor, mix cítrico e limão siciliano; e o “Chique Chique”, com gin, aperol, xarope de toranja, tangerina, soda de gengibre, sour mix e água tônica.

O espaço do restaurante é bastante amplo e possui estacionamento. Além disso, o Raiz ainda dispõe de um espaço kids especialmente projetado para garantir que os pequenos se divirtam enquanto os pais experimentam o melhor da culinária brasileira.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

17 fev
18 fev
19 fev
20 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo