Gastronomia

Uma casa tipicamente portuguesa no coração da Varjota

Localização

Rua Frederico Borges, 426 - Varjota.

Valor
Funcionamento

Segunda a domingo, das 11h30 às 23h40.

Banner - Uma casa tipicamente portuguesa no coração da Varjota
O Marquês da Varjota é um pedacinho da cultura gastronômica portuguesa em Fortaleza.
Foto: Roni Vasconcelos Foto: Roni Vasconcelos
Por Gabriela Nunes

Quem entra pela porta do Marquês da Varjota tem a impressão de ter sido teletransportado para uma casa tipicamente portuguesa.

O restaurante, que fica no coração de um dos pólos gastronômicos mais famosos de Fortaleza, não só oferece um mergulho na culinária lusitana, como ainda chama a atenção pela decoração minuciosa, repleta de itens da cultura de Portugal.

Administrado pelo casal de portugueses Berta Castro Lopes e Armando Leite, o Marquês abriu as portas na capital cearense há mais de 20 anos.

“Meu marido tinha um amigo que morava aqui, em Fortaleza. Um dia, ele veio passar férias e gostou. Depois, disse que gostaria de vir morar e viemos”, relembra Berta, que também  assina os pratos disponíveis no cardápio.

Ela conta que, a princípio, trabalhar com gastronomia foi um desafio, já que, em Portugal, atuava como funcionária pública. Hoje, o menu já é consagrado e tem uma clientela fiel na capital alencarina.

O carro chefe do estabelecimento é, claro, o bacalhau. Esse prato típico da gastronomia portuguesa é um velho conhecido dos brasileiros e, aqui em Fortaleza, também conquistou novos paladares. O “Bacalhau à lagareiro”, por exemplo, é o que costuma sair mais.

"Bacalhau à Lagareiro" é o carro chefe da casa.

O "Bacalhau Entre Rios" é feito no forno.

A casa também possui uma carta variada vinhos.

Feito na brasa, ele leva batata, pimentão, azeitona, cebola assada, azeite e alho. Destaque também para o “Bacalhau entre rios”, que é feito no forno.

Em uma cidade litorânea como a nossa, os frutos do mar também não ficam de fora da lista de pratos mais pedidos. 

“Saem muitos pratos de polvo como entrada e como prato, além de pratos nordestinos como a peixada e a moqueca. As pessoas gostam muito e eu também”, brinca Berta.

Para quem quer apreciar a boa culinária portuguesa, o Marquês da Varjota funciona de segunda a domingo, das 11h30 às 23h30.

“A partir das 11h30, a cozinha tá pronta pra funcionar e funciona o dia todo. A pessoa pode vir almoçar a hora que quiser”, convida a anfitriã.

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

16 jun
18 jun
19 jun
20 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo