História e Cultura

Memorial do Paço: conheça o prédio histórico que guarda parte da história de Fortaleza

Localização

Rua São José, 01 - Centro.

Funcionamento

Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

Banner - Memorial do Paço: conheça o prédio histórico que guarda parte da história de Fortaleza
Foto: Igor de Melo Foto: Igor de Melo

No andar térreo do Palácio João Brígido, também conhecido como Palácio do Bispo e onde fica o gabinete do chefe do Poder Executivo Municipal, está o Memorial do Paço. O casarão, um dos primeiros de Fortaleza, foi construído na primeira metade do século XIX e merece sua visita.

O Memorial abriga parte da memória da cidade, bem como do próprio Palácio. Originalmente, o prédio pertencia ao sargento-mor português Antonio Francisco da Silva, mas depois foi comprado por Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, comendador e comerciante. Ele foi o dono até 1860, quando vendeu o lugar para a Tesouraria da Fazenda do Império, que o repassou à Diocese para ser a residência do Bispo de Fortaleza.

De lá para cá, o imóvel tem testemunhado o desenvolvimento da Capital ao longo do tempo: ali pertinho, corre o riacho Pajeú, em torno do qual foi erguido o famoso Forte Schoonenborch (hoje, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção), construção de holandeses durante a ocupação do território cearense e que deu origem à cidade.

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Exposições

O espaço é dividido em salas temáticas: a Galeria Heloísa Juaçaba, a Galeria Bispo Manuel da Silva Gomes e a Sala Manuel Francês (galeria dos ex-gestores da Prefeitura Municipal de Fortaleza do período republicano).

Além do acervo de obras de arte pertencentes ao Município, o Memorial também recebe exposições, como a “Siara’s: da colonização à formação de um povo”, que resgata a história do período colonial de Fortaleza.

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Na mostra, as pinturas do artista Hernane Pereira destacam a influência indígena na história e na cultura do Ceará. O objetivo também é didático: promover a educação patrimonial, valorizando uma experiência que integra arte, cultura e patrimônio.

A exposição é acessível e cada obra tem fichas catalográficas, que incluem informações técnicas em escrita tradicional, além de um QR Code que oferece acesso a uma página com imagens da obra, descrições e áudio com a narrativa.

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

16 jun
18 jun
19 jun
20 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo