História e Cultura

Museu da Indústria ocupa prédio centenário e conta a história da industrialização cearense

Localização

Rua Dr. João Moreira, 143.

Valor
Gratuito
Funcionamento

De terça a sábado de 9h às 17h, domingos de 9h às 13h.

Banner - Museu da Indústria ocupa prédio centenário e conta a história da industrialização cearense
O Museu da Indústria ocupa um prédio erguido no século XIX.
Foto: Igor de Melo Foto: Igor de Melo
Por Gabriela Nunes

O prédio centenário localizado na rua Doutor João Moreira, perto do principal corredor do Centro Histórico, por si só, já tem muita história pra contar: foi construído para ser o primeiro clube social da cidade; funcionou como Grande Hotel do Norte; virou sede dos correios e, posteriormente, da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa que controlava a distribuição de energia e iluminação pública e também o serviço de bondes à tração elétrica de Fortaleza.

Hoje, tombado e reformado, o edifício imponente é ocupado pelo Museu da Indústria, equipamento que conta, em seu acervo, grande parte da história da industrialização cearense.

A vista que se tem ao cruzar a porta de entrada já vale a visita: uma belíssima escadaria vinda de Liverpool, na Inglaterra, que provavelmente começou a fazer parte da estrutura do prédio em uma reforma feita em 1935.  Já as exposições são temporárias e itinerantes e a visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h.

Escadaria vinda de Liverpool.

O Museu conta a história da industrialização cearense.

As exposições são temporárias e itinerantes.

Poço descoberto durante uma das reformas realizadas no prédio.

 

O museu tem mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral. E mais: ele está localizado em frente ao Passeio Público, outro lugar importantíssimo para a história de Fortaleza e que merece entrar no seu roteiro.

Uma boa dica é fazer visita no final de semana e, depois, parar para conhecer e experimentar o cardápio do Restaurante Aconchego  (que ocupa o mesmo prédio), ou mesmo dar um pulinho no Café Passeio para comer a feijoada e ouvir o melhor da música instrumental.

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

16 jun
18 jun
19 jun
20 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo