História e Cultura

Museu do Bode Ioiô passeia pela história de um dos personagens mais icônicos de Fortaleza

Localização

Rua Alberto Nepomuceno, 199 - Centro.

Valor
Gratuito.
Funcionamento

Segunda a sexta, das 8h às 17h.

Sábados, das 8h às 13h.

Domingos apenas para grupos, com agendamento por meio do número (85) 98835-9915.

Banner - Museu do Bode Ioiô passeia pela história de um dos personagens mais icônicos de Fortaleza
Foto: Igor de Melo Foto: Igor de Melo

Imagine um cenário: você batendo perna no Centro de Fortaleza e, de repente, cruza com um simpático bode caminhando pelas ruas e estabelecimentos comerciais. No trajeto, ele recebe o carinho das pessoas e circula naturalmente, como qualquer outro frequentador de uma das regiões mais movimentadas da cidade.

Entre 1915 e 1931, essa era uma cena comum no cotidiano dos fortalezenses. O caprino andarilho era o Bode Ioiô, que chegou à Capital na Seca do 15, junto com um grupo de retirantes, e foi vendido para uma empresa chamada “Rossbach Brazil Company”, que ficava na antiga Praia do Peixe, a atual Praia de Iracema.

Todos os dias, ao lado do gerente da companhia, o bode saía da praia até o Centro para vender as mercadorias, chamando a atenção das pessoas. E de tanto ir e voltar, repetindo o mesmo trajeto, foi batizado de “Ioiô”.

A fama foi tanta que, em 1922, ele foi eleito vereador, o mais votado da cidade. Essas e outras histórias sobre o mascote que faz parte da memória afetiva de Fortaleza você aprende no Museu do Bode Ioiô.

O espaço, idealizado pelo educador, turismólogo e pesquisador Gerson Linhares, é uma homenagem a esse simpático personagem popular. Antes, ele ficava na Cidade da Criança e, atualmente, ocupa a parte térrea do Mercado Central. O acervo conta com artesanatos, fotografias, cordéis e várias peças alusivas ao animal.

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Foto: Igor de Melo

Dentre elas, encontram-se algumas fantasias apresentadas no desfile da escola de samba carioca Paraíso do Tuiutí, cujo enredo em 2019 foi o bode cearense.

Para quem procura opções de passeio com crianças no Centro, o museu é uma ótima dica. Os pequenos têm a oportunidade não apenas de se divertir, mas também de aprender sobre a história da cidade por meio das aventuras do carismático mascote que conquistou o coração dos fortalezenses.

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

17 fev
18 fev
19 fev
20 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo