História e Cultura

Saiba por que vale a pena visitar a Catedral Metropolitana de Fortaleza

Localização

Praça da Sé, s/n - Centro, Fortaleza.

Valor
Gratuito.
Banner - Saiba por que vale a pena visitar a Catedral Metropolitana de Fortaleza
A Catedral Metropolitana de Fortaleza demorou 40 anos para ser construída.
Foto: Roni Vasconcelos Foto: Roni Vasconcelos

Um dos principais símbolos do Centro Histórico de Fortaleza, a Catedral Metropolitana chama a atenção, de cara, pela arquitetura diferente. De estilo gótico e inspirado na Catedral de Notre-Dame de Paris, o templo religioso possui torres imponentes de 75 metros de altura e um interior amplo, com capacidade para acomodar cinco mil pessoas – não à toa, trata-se da terceira maior catedral do país.

Sua construção durou 40 anos: começou em 1938 e só foi concluída em 1978. Hoje, o ponto turístico recebe não só os fiéis da cidade, como também visitantes de todos os lugares do país, atraídos, especialmente, pela beleza dos vitrais coloridos.

Vitrais da Catedral.

Vitrais da Catedral.

A parte interna da Catedral tem capacidade para cinco mil pessoas.

Estrutura

Além do local principal onde são feitas as celebrações, a área da catedral também abriga uma cripta e a Capela do Cristo Ressuscitado, onde estão sepultados bispos e padres importantes da Capital, como Dom Manuel.

Lá também fica exposta a cadeira que foi utilizada pelo antigo Papa João Paulo II (hoje, São João Paulo II), na missa de abertura do Congresso Eucarístico, realizado no Castelão, em 1980. Outras relíquias também ficam na Catedral, como a parte central da mesa do altar, os protetores das velas,  algumas banquetas e a túnica usada por São João Paulo II.

Cadeira que São João Paulo II usou em Fortaleza, em 1980.
Foto: Roni Vasconcelos

Visitação

A visitação é gratuita, aberta ao público e a entrada é pela porta principal, localizada na Praça da Sé. Por ficar perto de lugares como o Mercado Central de Fortaleza e o Passeio Público, uma ótima opção de roteiro no fim de semana é fazer compras no Mercado, conhecer a Catedral e, de quebra, ainda almoçar aproveitando as sombras das árvores do Passeio.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

14 jun
15 jun
16 jun
18 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo