Cidade do Sol

Férias em Fortaleza: descubra o que fazer na capital cearense durante a alta estação.

No período que vai de dezembro a fevereiro, o clima parece que muda e a expectativa é uma só: festa, verão, sol, calor e, claro, férias escolares.

Se você está em Fortaleza para curtir esse período em família, gastar a energia dos pequenos ou mesmo aproveitar o recesso com amigos, o Visit preparou algumas dicas para te ajudar a viver as melhores experiências possíveis na Cidade do Sol. Confira!

Curta as programações especiais de alta estação

Além da festa de Réveillon, com duração de três dias e atrações imperdíveis, a capital cearense vai ter uma programação intensa de férias, shows especiais de Natal e, claro, um Ciclo Carnavalesco com atrações que irão fazer todo mundo cair na folia.

Para saber tudo o que vai rolar durante esse período, é só clicar aqui.

Fortaleza terá uma programação especial de shows no Réveillon e no Férias na PI.
Foto: Roni Vasconcelos

Aproveite as barracas da Praia do Futuro

Pais e mães que buscam um lugar onde possam relaxar e, ao mesmo tempo, deixar os filhos se divertirem em segurança vão encontrar nas barracas da Praia do Futuro um verdadeiro oásis. Isso porque a região tem uma variedade de estabelecimentos bem estruturados que oferecem, além de boa gastronomia, espaços para os pequenos curtirem não só a praia, mas também as piscinas.

Barracas como Atlantidz e Crocobeach contam com parques aquáticos e outras opções de diversão voltadas para a criançada.

Barraca Atlantidz
Endereço: Av. Clóvis Arrais Maia, 5695.
Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 18h.
Instagram: @atlantidzoficial

Barraca Crocobeach
Endereço:
Av. Zezé Diogo, 3125.
Funcionamento: Domingo a quarta, das 9h às 18h; quinta, das 9h às 23h; sexta e sábado, das 9h às 19h.
Instagram: @crocobeach

A Praia do Futuro é uma ótima opção de diversão para as crianças.
Foto: Francisco Fontenele

Pedal na Praia de Iracema

Que a orla de Fortaleza é privilegiada pela vista e pela brisa do mar, todo mundo já sabe. Mas outro atrativo que você encontra aqui na Capital é a possibilidade de conhecer a parte litorânea da cidade pedalando. Além das estações do Bicicletar, o sistema de compartilhamento de bicicletas da Prefeitura, na Praia de Iracema, você também encontra uma estação do Mini Bicicletar, voltado para crianças de até 10 anos, que oferece bikes com e sem rodinhas.

Assim, todo mundo se diverte junto!

Experimente os sabores do Mar de Rosas

Ainda na Praia de Iracema, na agitada Rua dos Tabajaras, o restaurante Mar de Rosas é um convite irrecusável, tanto para quem busca um lugar para almoçar quanto para aqueles que preferem tomar uma cervejinha à noite. A casinha de muro rosa e varanda aconchegante tem mesas bastante disputadas aos fins de semana, e o cardápio, assinado pelo chef Eduardo Campelo, vai de frutos do mar à culinária do interior do Ceará.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 542.
Funcionamento: Terça a sábado, das 11h às 23h; domingo, das 11h às 17h.

Aproveite a Rua dos Tabajaras

A charmosa rua de paralelepípedo é composta pela diversidade criativa existente em Fortaleza. Caminhando por lá, é possível observar e experimentar a história, os sabores, as cores e os sons de quem vive e produz na cidade.

Da moda autoral e afirmativa da Negro Piche à gastronomia regional do restaurante Mar de Rosas, citado anteriormente, você vai se encantar com essa ruazinha cheia de atrativos.

A Rua dos Tabajaras oferece gastronomia, moda, ateliês, artesanato e fervo - tudo na beira da praia.
Foto: Igor de Melo

Visite o Museu da Fotografia

Se você não perde a oportunidade de visitar museus durante uma viagem, não deixe de ir ao Museu da Fotografia. O equipamento reúne fotos dos maiores expoentes da arte no Brasil e no mundo como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman.

O acervo inclui obras datadas desde 1920 até os dias atuais, contando histórias das guerras mundiais, da Grande Depressão, da ditadura militar brasileira, dos conflitos na Síria, dos protestos de 2013 e muito mais.

Lá também está exposta a icônica fotografia “Menina afegã”, que tem apenas 25 originais espalhados pelo mundo.

Endereço: Rua Frederico Borges, 545, Varjota.
Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 17h.
Instagram: @museudafotografiafortaleza

Curta a noite nos bares da Varjota

A Varjota é um bairro de Fortaleza que oferece um pouco de tudo: bons lugares para comer, passeios culturais e uma vida noturna agitada. Saiu do Museu da Fotografia e está procurando um lugar para petiscar e tomar uma cervejinha? Experimente conhecer o cardápio de defumados e cervejas artesanais da Turatti.

A região é rodeada de bares para todos os gostos e públicos. Mas se preferir jantar em um bom restaurante, o Marquês da Varjota fica no coração do bairro e não só oferece um mergulho na culinária lusitana, como ainda chama a atenção pela decoração minuciosa, repleta de itens da cultura de Portugal.

Cervejaria Turatti
Endereço: 
Rua Ana Bilhar, 1178 – Varjota.
Funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 01h.
Instagram: @cervejariaturatti

Marquês da Varjota
Endereço: Rua Frederico Borges, 426 – Varjota.
Funcionamento: Segunda a domingo, das 11h30 às 23h40.
Instagram: @marques.varjota

Faça um passeio de barco no Rio Ceará

Além de ser um curso d’água de importância fundamental na história da cidade de Fortaleza e berço de uma rica biodiversidade, o rio Ceará faz parte de uma das paisagens mais deslumbrantes da Capital.

O passeio sai do Restaurante Albertu’s, na Barra do Ceará, e é feito mediante agendamento prévio, pelo Whatsapp.

O trajeto dura, em média, duas horas e é possível fazer a reserva para um grupo de pessoas (no mínimo 10 e, no máximo, 30) ou individualmente. São dois horários de percurso: a partir de 9 horas e a partir de 15 horas.

Serviço
Passeio de barco no Rio Ceará

Saída: Restaurante Albertu’s – Avenida Radialista José Lima Verde, 746 – Barra do Ceará
Informações e agendamento: (85) 98753 3940, telefone e WhatsApp
Todos os dias da semana, a partir das 9h e 15h.
Duração: 2h

O rio Ceará faz parte de uma das paisagens mais deslumbrantes da Capital.
Foto: Francisco Fontenele

Faça um passeio de veleiro na Beira Mar

E, por falar em passeio de barco, que tal ver a cidade de Fortaleza por outro ponto de vista, de dentro do mar? Alguns veleiros fazem passeios diários saindo do Mucuripe, como o Philosophy e o Minha Deusa. Neles, entre 40 a 60 pessoas (a depender da embarcação) embarcam em uma breve viagem pelo mar quentinho da cidade.

A viagem passeia pela orla do Mucuripe, Beira-Mar e Praia de Iracema, contornando o cais pesqueiro, o píer, cais do porto, praia mansa, indo até a altura da praia da Leste-Oeste, próximo ao hotel Marina Park.

Veleiros para passeios em Fortaleza:

Philosophy
http://veleirophilosophy.com.br/

Minha Deusa:
https://www.instagram.com/veleirominhadeusa/

Pérola Negra:
https://www.perolanegrafortaleza.com.br/

Fazer um passeio de veleiro é uma ótima oportunidade de ver Fortaleza por um outro ponto de vista.
Foto: Roni Vasconcelos

Contemple o pôr do sol no Mercado dos Peixes

O Mercado dos Peixes fica no Mucuripe, ali no final da Beira-Mar, e lá você encontra pescados e mariscos fresquinhos que podem ser escolhidos e preparados na hora.

O espaço possui 45 boxes para venda e quatro boxes para fritura, cercados por um deck onde é possível sentar e apreciar uma vista privilegiada da orla (dica de amigo: vá no horário do pôr do sol e se deslumbre com o espetáculo).

Endereço: Av. Beira Mar, 3479 – Meireles.
Funcionamento: De domingo a domingo, das 7h às 22h.
Instagram: @mercadodospeixesoficial

Conheça o Centro das Tapioqueiras

O Centro das Tapioqueiras concentra estabelecimentos especializados no preparo desse iguaria nordestina, que é a cara de Fortaleza.

São 26 boxes oferecendo mais de 60 tipos de tapiocas, que podem ser acompanhadas com um café fresquinho, cajuína ou um suco com frutas tropicais da região. Uma das mais pedidas é a de carne de sol com queijo.

Endereço: Av. Washington Soares, 10425 – Messejana.
Funcionamento: Todos os dias, das 5h às 23h.

 

 

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

19 jun
20 jun
21 jun
22 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo