Cidade do Sol

Fortaleza em família: dicas de passeio para todas as idades.

Banner - Fortaleza em família: dicas de passeio para todas as idades.

Quem gosta de viajar em família sabe o quanto é importante ter opções de lazer para todos os gostos e idades, garantindo que cada membro possa desfrutar de experiências únicas.

Além, é claro, das praias, Fortaleza tem muitos espaços para atividades culturais e turísticas que merecem ser incluídos no seu roteiro. Confira as dicas do Visit para organizar os melhores passeios em família.

Passeio de bike na Ciclofaixa de Lazer

Que tal conhecer a cidade sobre duas rodas? Aos domingos, a Prefeitura de Fortaleza realiza a Ciclofaixa de Lazer: são 27 km de trajeto para passeio de bike, das 6h às 12h.

O passeio é dividido em três rotas: as rotas Leste, Oeste e Sul. Além de poder explorar a cidade de bicicleta, adultos e crianças também podem participar de atividades lúdicas que acontecem nos pontos de apoio.

Mais informações: https://www.fortaleza.ce.gov.br/
Instagram da Prefeitura: @prefeituradefortaleza

Parque do Cocó

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e oferece uma escapada tranquila para a natureza no coração de Fortaleza. É o local perfeito para piqueniques em família, onde as crianças podem correr, brincar e se conectar com a flora e fauna locais. As trilhas são bem cuidadas e proporcionam oportunidades para caminhadas e observação de pássaros.

Há ainda a possibilidade de conhecer um dos principais rios da cidade de barco, o Rio Cocó.

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N.

Passeio de barco no Rio Cocó

Saída: Parque do Cocó (ao lado da Av. Sebastião de Abreu)
Informações e agendamento: (85) 9205-3948 ou pelo perfil do Instagram @navegacao_coco
Aos fins de semana, por ordem de chegada.
Duração: 20 minutos

É possível agendar passeios de barco pelo Rio Cocó.
Foto: Francisco Fontenele

Casa de José de Alencar

Localizada no bairro Messejana, a Casa de José de Alencar, onde nasceu o escritor cearense, é um ótimo passeio para quem viaja com crianças e, ao mesmo tempo, também gosta de programações que envolvam história e cultura.

Além das ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará e da edificação histórica, o sítio também abriga a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro, o Museu Artur Ramos e a Coleção Luísa Ramos. Para informações sobre funcionamento e agendamento de visitas, é só clicar neste link.

Endereço: Av. Washington Soares, 6055
Instagram: @casajosedealencaroficial

Cidade da Criança

A Cidade da Criança, no Centro, é um parque que oferece uma infinidade de atrações para quem tem filhos pequenos. Arborizado, cercado por casarões revitalizados, com bicicletas do Mini Bicicletar disponíveis e repleto de brinquedos educativos, o lugar é uma ótima opção para se divertir e também conhecer parte da história de Fortaleza. O equipamento ocupa aquele espaço há mais de 120 anos e foi todo reformado para receber fortalezenses e turistas.

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 922 – Centro.

Cidade da Criança.
Foto: Roni Vasconcelos

Parque Rachel de Queiroz

O Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, possui uma programação intensa aos finais de semana, com shows, contação de histórias, atividades lúdicas e muito mais. Além disso, o parque (assim como a Cidade da Criança) também faz parte da rota da Ciclofaixa de Lazer.

Endereço: Bairro Presidente Kennedy

Barracas da Praia do Futuro

Pais e mães que buscam um lugar onde possam relaxar e, ao mesmo tempo, deixar os filhos se divertirem em segurança vão encontrar nas barracas da Praia do Futuro um verdadeiro oásis. Isso porque a região tem uma variedade de estabelecimentos bem estruturados que oferecem, além de boa gastronomia, espaços para os pequenos curtirem não só a praia, mas também as piscinas.

Uma boa dica é a barraca Atlantidz, que conta com parque aquático e um parquinho seco com piscina de bolinhas para a criançada.

Barraca Atlantidz
Av. Clóvis Arrais Maia, 5695
Instagram: @atlantidzoficial

Ecopoint Parque Ecológico

O Ecopoint é um parque ecológico que fica no bairro Jóquei Clube. O espaço é amplo e cheio de atividades para crianças e adultos, como zoológico, jardins temáticos, restaurante, piscina e uma fazendinha que oferece passeio a cavalo e outras possibilidades de interação com a natureza e os animais.

Endereço: Av. Senador Fernandes Távora, 387 – Jóquei Clube
Instagram: @ecopointparque

Minimuseu Firmeza

O Minimuseu Firmeza, no Mondumbim, é um dos principais acervos de artes plásticas no Ceará e merece entrar no roteiro de qualquer pessoa que gosta, não só de arte, mas também de um bom passeio ao ar livre. A casa-museu era a residência do casal de artistas Nice e Nilo Firmeza e o espaço é super agradável, cercado por mangueiras, um baobá, roseiras e diversas plantas.

O acervo é composto por mais de 500 obras de diversos artistas (inclusive, as de Nice e Nilo), distribuídas em três salas de exposição.

Endereço: Av. Waldir Diogo – Mondubim.
Instagram: @minimuseufirmeza

 

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

19 maio
21 maio
22 maio
23 maio
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo