Cidade do Sol

Guia da Sabiaguaba: saiba o que fazer em uma das praias mais bonitas de Fortaleza.

Banner - Guia da Sabiaguaba: saiba o que fazer em uma das praias mais bonitas de Fortaleza.
Foto: Francisco Fontenele Foto: Francisco Fontenele

A praia da Sabiaguaba, em Fortaleza, é um destino ainda não tão explorado pelos turistas, mas que guarda um dos cartões postais mais bonitos da cidade. Localizada no extremo leste do litoral, a Sabi – como é carinhosamente chamada pelos fortalezenses – fica um pouco depois da Praia do Caça e Pesca, e as duas praias são separadas pela desembocadura do Rio Cocó.

Quando falamos de belezas naturais, aliás, lá tem de tudo um pouco: praia, rio, duna, mangue, verde por todo lado.

Opções de restaurantes com o melhor da nossa gastronomia também não faltam. Se você estiver em família ou com amigos, saiba que este é um passeio que pode durar o dia inteiro.

Confira algumas dicas que o Visit preparou para você curtir a praia da Sabiaguaba da melhor maneira possível.

Encontro do rio com o mar

Foto: Francisco FonteneleFoto: Francisco Fontenele

O Rio Cocó deságua na praia da Sabiaguaba, formando uma das paisagens mais bonitas de Fortaleza. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais que fazem a diversão das crianças. Em dias de mar agitado, convém ter cuidado com as ondas e correntezas, mas há salva-vidas monitorando a região.

Gastronomia

Foto: Francisco FonteneleFoto: Francisco Fontenele

Além das belezas naturais, a praia da Sabiaguaba também oferece o melhor da gastronomia típica do litoral cearense. Lá você encontra pratos como peixe frito, acompanhado do bom e velho baião, camarão, lagosta e caranguejo a preços justos.

As barracas também oferecem petiscos e porções variadas, ideais para acompanhar uma cervejinha gelada enquanto você relaxa à beira-mar.

Ecomuseu Natural do Mangue

Foto: Francisco FonteneleFoto: Francisco Fontenele

O Ecomuseu Natural do Mangue é um museu de vivências e experiências que tem o objetivo de proteger o patrimônio natural do manguezal, um ecossistema importante e repleto de riquezas.

Dentro das opções oferecidas, há atividades como excursões ao ar livre, projetos de reflorestamento de áreas de mangue e oportunidades de adotar mudas virtualmente. Além disso, o programa inclui palestras, exposições, seminários e iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Ecomuseu também oferece atividades como canoagem ecológica, trilhas de moto com foco ambiental e um museu móvel.

Para saber mais sobre as atividades oferecidas e como agendar a sua visita, é só acessar o site ecomuseunaturaldomangue.com.br.

Instagram: @ecomunam
Funcionamento: Segunda a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento prévio.
Endereço: Rua Professor Valdivino, 48, Sabiaguaba.

Pôr do sol na duna

Foto: Francisco FonteneleFoto: Francisco Fontenele

Pernas para quê te quero: a subida até a duna pode ser feita pelo meio ou pelas laterais. O esforço vale a pena, já que a vista lá de cima é deslumbrante, especialmente no final da tarde. Não à toa, contemplar o pôr do sol das dunas da Sabiaguaba virou parada obrigatória de todo fortalezense ou turista que deseja ver um dos espetáculos mais bonitos da cidade e, de quebra, garantir belos registros para as redes sociais.

Tempero do Mangue

Foto: Analice DinizFoto: Analice Diniz

Depois do pôr do sol, uma ótima maneira de finalizar o passeio é conhecer o restaurante Tempero do Mangue. Além de boa comida, estrutura confortável e uma programação musical que, a depender do dia da sua visita, vai do samba ao pop rock, o local oferece uma vista privilegiada do Rio Cocó.

A casa também oferece boas opções de drinks e pratos deliciosos de frutos do mar, como a clássica moqueca de arraia.

Instagram: @temperodomangue
Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 11h às 22h.
Endereço: Rua Valdir Bezerra, 100 – Sabiaguaba.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

19 abr
20 abr
21 abr
22 abr
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo