Cidade do Sol

Roteiro de um dia em Fortaleza: saiba como curtir a cidade em pouco tempo

Banner - Roteiro de um dia em Fortaleza: saiba como curtir a cidade em pouco tempo
Foto: Roni Vasconcelos Foto: Roni Vasconcelos

Está em Fortaleza mas só tem um dia para curtir a cidade? Será que dá tempo? Pois a gente te responde: dá, sim!

A Cidade do Sol tem muitas opções para você aproveitar, mesmo que esteja só de passagem. Praia, cultura, artesanato, bares e restaurantes podem ser desbravados em um dia, se você tiver disposição para aproveitar cada momento.

Se liga nas dicas!

Comece pela praia

Foto: Igor de MeloFoto: Igor de Melo

Vir a Fortaleza e não dar um pulinho na praia é quase um pecado. Se preferir um mar mais calminho para dar um mergulho e também ver agitação, a efervescente Praia dos Crush (próxima ao Centro Cultural Belchior) é uma boa opção.

Se você procura, no entanto, um lugar para sentar, comer um caranguejo e tomar uma cerveja gelada, a Praia do Futuro possui uma oferta variada de barracas que oferecem toda uma estrutura para quem deseja relaxar, experimentar os sabores da gastronomia local e sentir a brisa do mar.

Faça compras no Mercado Central

Foto: Roni VasconcelosFoto: Roni Vasconcelos

Mercado Central de Fortaleza é um verdadeiro paraíso para os amantes das peças feitas à mão, além de oferecer outros produtos típicos da nossa região, como a cachaça. Então, se você tem pouco tempo para passar na Capital, mas deseja levar uma lembrancinha, lá é o lugar, já que fica aberto durante o dia.

Tem de tudo nos mais de 600 boxes espalhados pelo equipamento: culinária, artigos em couro e renda, bordados, roupas, objetos de decoração, souvenirs e muito mais.

O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 8h às 17h e, aos domingos, de 8h às 13.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro.

Conheça a Catedral de Fortaleza

A Catedral Metropolitana de Fortaleza demorou 40 anos para ser construída.
Foto: Roni Vasconcelos

Logo ali, pertinho do Mercado, está a Catedral Metropolitana de Fortaleza.  De estilo gótico e inspirado na Catedral de Notre-Dame de Paris, o templo religioso possui torres imponentes de 75 metros de altura e um interior amplo, com capacidade para acomodar cinco mil pessoas – não à toa, trata-se da terceira maior catedral do país.

Lá também fica exposta a cadeira que foi utilizada pelo antigo Papa João Paulo II (hoje, São João Paulo II), na missa de abertura do Congresso Eucarístico, realizado no Castelão, em 1980. Outras relíquias também ficam na Catedral, como a parte central da mesa do altar, os protetores das velas, algumas banquetas e a túnica usada por São João Paulo II.

A visitação é gratuita, aberta ao público e a entrada é pela porta principal, localizada na Praça da Sé.

Bateu a fome? Almoce no Passeio Público ou no Restaurante Aconchego

Foto: Francisco FonteneleFoto: Francisco Fontenele

Ainda no Centro Histórico de Fortaleza, você tem duas boas opções de restaurante, que ficam a poucos metros de distância um do outro: o Café Passeio, localizado na mais antiga praça de Fortaleza, o Passeio Público; e o Aconchego, um pequeno e aconchegante bistrô que fica dentro do Museu da Indústria.

Com buffet self-service e opções de sobremesa e drinks no cardápio, o Café Passeio proporciona uma experiência agradável a céu aberto, em meio ao verde e à sombra das árvores. Já o Aconchego, é um verdadeiro mergulho afetivo na gastronomia cearense, com pratos pensados para valorizar o melhor da nossa cultura.

Visite o Museu da Indústria

O Museu da Indústria ocupa um prédio erguido no século XIX.
Foto: Igor de Melo

Se ainda tiver tempo após o almoço, dê um pulinho no Museu da Indústria.

O prédio centenário localizado na rua Doutor João Moreira, perto do principal corredor do Centro Histórico, por si só, já tem muita história pra contar: foi construído para ser o primeiro clube social da cidade; funcionou como Grande Hotel do Norte; virou sede dos correios e, posteriormente, da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa que controlava a distribuição de energia e iluminação pública e também o serviço de bondes à tração elétrica de Fortaleza.

Hoje, tombado e reformado, o edifício imponente é ocupado pelo Museu da Indústria, equipamento que conta, em seu acervo, grande parte da história da industrialização cearense.

Ele funciona de terça a sábado das 9h às 17h, com acesso até as 16:30, e, aos domingos, das 9h às 13h, com acesso até 12:30.

E o que fazer à noite?

Curta os quiosques da orla da Beira Mar

O Boteco do Illa é uma ótima opção de bar na Beira Mar para curtir com amigos ou familiares.
Foto: Roni Vasconcelos

A Beira Mar de Fortaleza, em toda a sua extensão, tem inúmeras opções de lazer à noite. Além dos bares que ocupam a orla, como Boteco do Illa, Sir Fisher, Complexo Mareiro e outros, uma boa dica é também se deliciar com a culinária local no Mercado dos Peixes, que fica aberto até às 22h.

Vá a Rua dos Tabajaras

A Praia de Iracema, mais especificamente, a Rua dos Tabajaras, também não deixa a desejar quando o assunto é lazer. Restaurantes como o Mar de Rosas, por exemplo, tem as mesas disputadas à noite. Se conseguir, chegue cedo e garanta seu lugar na varanda.

A casa oferece ótimas opções de drinks e pratos com frutos do mar.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 542. Praia de Iracema.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

16 jun
18 jun
19 jun
20 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo