Cidade do Sol

Turistando em Fortaleza: guia para curtir o melhor da Cidade do Sol

Se você escolheu Fortaleza para turistar, saiba que a Capital é um destino que tem de tudo um pouco: praias, um centro cheio de história, comida boa, natureza exuberante e até uma pitada de aventura para os mais radicais.

Quer desbravar a cidade, mas ainda não sabe por onde começar? Se liga dessas dicas!

Centro Histórico de Fortaleza

Todo turista que se preze precisa conhecer o coração da cidade – e ele fica no Centro Histórico. Passeio Público, Museu da Indústria, Catedral Metropolitana, Cineteatro São Luiz e o icônico Theatro José de Alencar são só alguns dos lugares imperdíveis que precisam fazer parte do seu roteiro.

A Catedral Metropolitana de Fortaleza demorou 40 anos para ser construída.
Foto: Roni Vasconcelos

Se estiver procurando um lugar para almoçar ou jantar, o Restaurante Aconchego, de ambiente rústico e charmoso, ocupa o mesmo prédio do Museu da Indústria e se propõe a resgatar e construir memórias gastronômicas de quem chega para experimentar o cardápio que é um verdadeiro mergulho na culinária do Ceará.

Praias

Não dá para falar de turismo em Fortaleza sem citar, claro, as praias. Da Praia de Iracema à Praia do Futuro, tem opções para todos os gostos. A Praia do Futuro é famosa pelas barracas que oferecem uma estrutura completa para quem quer conforto e relaxar em família. Já a Praia de Iracema é mais agitada, perfeita para curtir entre amigos, com a água do mar calma e morninha.

Piscinas naturais da Sabiaguaba.
Foto: Francisco Fontenele

Para fugir do roteiro turístico óbvio, uma boa dica é a Barra do Ceará. Além de barracas, bares e restaurantes, a Barra oferece uma vista deslumbrante e a possibilidade de praticar esportes como o kitesurf, por exemplo.

Já pertinho da Praia do Futuro, tem a Praia da Sabiaguaba – ou “Sabi”, para os íntimos. Entre os vários motivos que você tem para conhecê-la, aqui vão alguns: piscinas naturais, encontro do rio com o mar, duna para ver o pôr do sol e muito mais.

Gastronomia

Em Fortaleza, uma das estrelas da culinária é o caranguejo. E não é só nas barracas da Praia do Futuro que você encontra essa iguaria, ela é oferecida em vários restaurantes espalhados pela cidade. O sucesso do crustáceo é tanto que, aqui, temos um dia exclusivo para saboreá-lo: a famosa Quinta do Caranguejo.

É possível encontrar caranguejo em vários restaurantes espalhados pela cidade.
Foto: Francisco Fontenele

Quando o assunto é frutos do mar, uma boa dica é o Mercado dos Peixes, que oferece pescados e mariscos fresquinhos, que você pode escolher na hora. E mais, lá você ainda contempla um dos pores do sol mais bonitos da cidade.

Fortaleza também oferece uma ampla variedade de restaurantes internacionais, desde a cozinha italiana até a japonesa, passando pelos sabores mexicanos e portugueses. Um exemplo é o Marquês da Varjota, um restaurante charmoso que se destaca com um cardápio especializado na culinária portuguesa.

Por fim, se quiser experimentar pratos regionais como a buchada ou a panelada, o endereço certo é o Mercado São Sebastião, que reúne gastronomia, artesanato e comércio variado – uma experiência completa dos sabores e cores da Capital.

Turismo Ecológico

Que Fortaleza tem praias lindas todo mundo já sabe. Mas você sabia que, aqui, também é possível fazer passeios de barco em dois rios importantes da cidade?

Estamos falando do Rio Ceará e do Rio Cocó, ambos com opções de passeios. É uma ótima maneira de unir lazer, educação ambiental e, ainda por cima, descobrir que, em Fortaleza, há um ecossistema riquíssimo.

É possível agendar passeios de barco pelo Rio Cocó.
Foto: Francisco Fontenele

Outra opção de turismo ecológico é conhecer o Ecomuseu Natural do Mangue. Ele fica na Sabiaguaba e tem o objetivo de proteger o patrimônio natural do manguezal.  É um museu de vivências e experiências nesse importante bioma da região.

Turismo de aventura: Fortaleza Radical

O salto de paraquedas faz parte das modalidades do projeto Fortaleza Radical.
Foto: Jamile Queiroz

Os cenários deslumbrantes de Fortaleza também servem de palco para quem gosta de se aventurar.

O Projeto Fortaleza Radical, lançado por meio da Secretaria Municipal do Turismo, reúne sete modalidades de atividades para os amantes da adrenalina: paraquedas, kitesurf, skate, surf, canoa havaiana com ondas, mergulho e rapel. Para conferir a lista completa de escolinhas credenciadas, é só clicar aqui e se jogar.

Artesanato

Fortaleza é uma cidade rica em cultura e tradição e o artesanato que encanta os visitantes é um exemplo disso.

Lugares como o Mercado Central e a Feirinha da Beira Mar são verdadeiros paraísos para os amantes das peças feitas à mão, além de oferecer outros produtos típicos, como a cachaça.

Foto: Roni Vasconcelos

Já entre as movimentadas ruas do Centro, encontra-se a Travessa Crato. Por lá, é possível encontrar artesanato em barro, palha, couro, madeira e muito mais. A loja Angélica Artesanatos (com sede na Travessa e no Mercado Central), por exemplo, dedica-se a disseminar o trabalho de mais de 500 artesãos, essencialmente nordestinos – entre eles, Espedito Seleiro.

Fortaleza de bike

Foto: Francisco Fontenele

Para explorar a cidade de um jeito diferente, experimente o sistema de compartilhamento de bicicletas Bicicletar. É uma forma sustentável e divertida de conhecer Fortaleza, seja pedalando ao longo da orla ou pelas inúmeras ciclovias da Capital.

Casa do Turista

Fortaleza possui equipamentos que funcionam como locais de apoio para tirar dúvidas; buscar informações sobre transporte, praias, hotéis e restaurantes; consultar um mapa interativo da cidade, receber atendimento bilíngue; usar o serviço de wi-fi grátis e muito mais.

São as Casas do Turista, localizadas em pontos estratégicos de Fortaleza, tudo para facilitar o acesso de quem vem conhecer a Cidade do Sol e precisa de uma ajudinha durante a estadia. Para conferir qual é a mais próxima de você, é só clicar aqui.

E aí, pronto para viver uma aventura incrível em Fortaleza? Se jogue nessa viagem!

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

16 jun
18 jun
19 jun
20 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo