Cidade do Sol

Um giro pela Praia de Iracema: guia para curtir um dos bairros mais efervescentes de Fortaleza

Banner - Um giro pela Praia de Iracema: guia para curtir um dos bairros mais efervescentes de Fortaleza
Foto: Francisco Fontenele Foto: Francisco Fontenele

A Praia de Iracema é um dos bairros mais boêmios e efervescentes de Fortaleza, especialmente aos finais de semana. Isso porque, por lá, tem de tudo: bares, moda, gastronomia, praia e todo tipo de lazer.

Passear pela Rua dos Tabajaras, conhecer a moda autoral da loja Negro Piche, curtir um bom samba no Moto Libre Bar, almoçar no Mar de Rosas ou ir com os amigos tomar um banho de mar na famosa Praia dos Crush são só algumas das muitas experiências que você pode viver nesse lugar tão incrível da Cidade do Sol.

Bora começar?

Praia dos Crush

A Praia dos Crush é um trecho da Praia de Iracema que fica entre a Ponte dos Ingleses e o espigão da João Cordeiro. É um ótimo lugar para curtir entre amigos e, de quebra, ainda dar um pulinho no Centro Cultural Belchior, que fica ali perto.

O equipamento tem uma programação de exposições e apresentações musicais que vale a pena conferir.

Mais informações: https://www.centroculturalbelchior.com/
Instagram: @centroculturalbelchior

Rua dos Tabajaras

Ao lado esquerdo de quem chega, uma igrejinha. É ela quem anuncia o início da charmosa rua de paralelepípedo composta pela diversidade criativa existente em Fortaleza. Em uma única rua, é possível observar e experimentar a história, os sabores, as cores e os sons de quem nessa terra vive e produz.

Da moda autoral e afirmativa da Negro Piche à gastronomia regional do restaurante Mar de Rosas, você vai se encantar com essa ruazinha cheia de atrativos.

A Rua dos Tabajaras oferece gastronomia, moda, ateliês, artesanato e fervo - tudo na beira da praia.
Foto: Igor de Melo

Mar de Rosas

Por falar em Mar de Rosas, não deixe de conhecer as delícias desse restaurante que mais parece uma casa de praia. E casa de praia, claro, combina com frutos do mar.

Como entrada, uma dica infalível é apostar na “Concha Marinha”, uma porção de camarão e peixe empanados, acompanhada de maionese caseira cítrica.

As mesas na varanda costumam ser as mais disputadas, por isso, se quiser garantir um lugarzinho pra ver o movimento da rua, é melhor chegar cedo.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 542.
Instagram: @nomarderosas

A parte interna do Mar de Rosas é composta por quadros de artistas locais.
Foto: Igor de Melo

Pirata Bar

Conhecido pela “Segunda-feira Mais Louca do Mundo”, uma das festas mais tradicionais da cidade, o Pirata é uma boa opção para quem gosta de música, petiscos e um espaço agradável para curtir entre amigos ou com a família.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 325.
Instagram: @piratabaroficial

Bar do Mincharia

Localizado no calçadão, com mesas e cadeiras dispostas de frente para o mar, o Mincharia é ideal para aquele fim de tarde em que você quer sentar e tomar uma cerveja ou uma água de coco, enquanto assiste ao pôr do sol incrível que Fortaleza proporciona.

Além de música ao vivo, no cardápio tem diversas opções de petiscos, peixes e frutos do mar.

Endereço: Rua dos Pacajús, 5.
Instagram: @mincharia_bar

Moto Libre

Uma boa dica para quem quer conhecer o melhor da noite da Praia de Iracema é o Moto Libre Bar, que fica na Avenida Monsenhor Tabosa. A casa tem uma programação que vai do samba ao forró e recebe artistas da nova geração de quinta a domingo.

Endereço: Avenida Monsenhor Tabosa, 299.
Instagram: @motolibrebar

O Moto Libre Bar tem uma programação musical que vai do forró ao samba.
Foto: Duda Rabelo/Divulgação

Ensaio do Bloco Unidos da Cachorra

Se você gosta de samba, vale a pena dar um pulo na quadra do Bloco Unidos da Cachorra que, todos os sábados, realiza um ensaio aberto.

O lugar é espaçoso e você pode conhecer de perto uma das agremiações mais antigas do pré carnaval de Fortaleza.

Endereço: Av. Almirante Barroso, 521
Instagram: @unidosdacachorra

Caixa Cultural Fortaleza

Para além da programação de exposições e shows, só o prédio onde está instalada a Caixa Cultural Fortaleza já vale a visita.

Tombada pelo IPHAN, a construção histórica abrigava a antiga Alfândega, um espaço de pesagem, cobrança e armazenamento de mercadorias que chegavam pelo mar à capital cearense. A obra foi projetada pelo inglês John Hawkshaw e iniciada em 14 de outubro de 1884 e sua inauguração aconteceu em 15 de junho de 1891.

Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287.
Instagram: @caixaculturalfortaleza

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

14 jun
15 jun
16 jun
18 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo