Cidade do Sol

Um giro pela Varjota: saiba o que fazer em um dos bairros mais agitados de Fortaleza.

Se você é daqueles que adoram bons lugares para comer, passeios culturais e uma vida noturna agitada, prepare-se para embarcar em um tour por um dos bairros mais animados de Fortaleza: a Varjota.

Das delícias gastronômicas aos cantinhos pitorescos, dos espaços culturais às diversas opções de entretenimento, essa região da cidade é um dos principais polos de lazer para quem tem pique e não dispensa uma boa programação.

Marquês da Varjota

Foto: Roni VasconcelosFoto: Roni Vasconcelos

Bateu a vontade de almoçar? Uma boa dica é o Marquês da Varjota.

Quem entra pela porta do restaurante tem a impressão de ter sido teletransportado para uma casa tipicamente portuguesa. Ele fica no coração do bairro e não só oferece um mergulho na culinária lusitana, como ainda chama a atenção pela decoração minuciosa, repleta de itens da cultura de Portugal.

O carro chefe do estabelecimento é, claro, o bacalhau. Esse prato típico da gastronomia portuguesa é um velho conhecido dos brasileiros e, aqui em Fortaleza, também conquistou novos paladares. O “Bacalhau à lagareiro”, por exemplo, é o que costuma sair mais.

Endereço: Rua Frederico Borges, 426.
Funcionamento: segunda a domingo, das 11h30 às 23h40.

Museu da Fotografia

Foto: Roni VasconcelosFoto: Roni Vasconcelos

Depois do almoço, dê um pulinho no Museu da Fotografia. Administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, o equipamento reúne fotos dos maiores expoentes da arte no Brasil e no mundo como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman.

O acervo inclui obras datadas desde 1920 até os dias atuais, contando histórias das guerras mundiais, da Grande Depressão, da ditadura militar brasileira, dos conflitos na Síria, dos protestos de 2013 e muito mais.

Lá também está exposta a icônica fotografia “Menina afegã”, que tem apenas 25 originais espalhados pelo mundo.

Endereço: Rua Frederico Borges, 545, Varjota.
Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 17h.

Bellucci Gelateria

Foto: Roni VasconcelosFoto: Roni Vasconcelos

Depois do passeio cultural, bateu a vontade de comer um docinho? Dica de ouro: não deixe de ir na Bellucci Gelateria. Combinando a tradição italiana dos gelatos com um toque de criatividade cearense, o estabelecimento é um verdadeiro paraíso para os amantes do sorvete.

Sem aromatizante, corante ou conservante, os gelatos da Bellucci são todos produzidos artesanalmente. Se bater a vontade de tomar um cafézinho, a gelateria também tem um cardápio diversificado de macchiatos, mokas e afogatto, além de sobremesas deliciosas.

Endereço: Rua Frederico Borges, 624.
Funcionamento: segunda a quinta e domingo, das 12h às 23h.; sexta e sábado, das 12h a 1h.

Cervejaria Turatti

Foto: Roni VasconcelosFoto: Roni Vasconcelos

Para finalizar o dia, não deixe de experimentar o happy hour da Turatti. A casa soma 13 rótulos de chopp artesanal e, a cada 45 dias, é lançada uma cerveja sazonal, muitas vezes, inspirada na cultura local.

E, se você não entende tanto de cerveja artesanal e quer começar a experimentar novos sabores aos pouquinhos, uma boa dica é pedir a régua de degustação. A partir dela, é possível começar pelos sabores mais fracos e ir evoluindo, gradualmente, para os mais fortes.

Além das cervejas artesanais, um dos carros chefe da Turatti são as carnes nobres e defumados. No cardápio, você encontra dicas de harmonização sobre a cerveja que cai melhor com o seu pedido.

Endereço: Rua Ana Bilhar, 1178 – Varjota.
Funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 01h.

 

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

13 jun
14 jun
15 jun
16 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo