Gastronomia

Rota da Cachaça: uma experiência imersiva na bebida queridinha do cearense.

Se quinta é dia do caranguejo, por que não transformar a quarta em um dia dedicado à bebida que é outra queridinha dos fortalezenses?

Na Rota da Cachaça, moradores e turistas têm a oportunidade de degustar diferentes tipos do destilado harmonizados com petiscos regionais, além de conhecer a história e as curiosidades sobre a bebida.

E como funciona?

Cinco estabelecimentos de diferentes bairros de Fortaleza participam da Rota: Arupempa/Complexo Pirata, Cantinho do Frango, Embaixada da Cachaça, Giz Cozinha Boêmia e Raimundo do Queijo. 

Às quartas-feiras, os cinco integrantes estão disponíveis para fornecer informações sobre as cachaças que fazem parte do seu cardápio. 

Além de rótulos clássicos, produzidos de forma industrial e armazenados em tonéis de inox, as degustações contemplam aguardentes armazenadas nas madeiras largamente utilizadas para o envelhecimento da bebida, como amburana, bálsamo e carvalho, dentre outras.

No Arupemba, em um dos combos, você pode degustar uma dose de cachaça da serra do Ceará acompanhada de uma porção de amendoim cearense.

Já no Cantinho do Frango, a experiência é dividida em rotas diferentes: Mucuripe, Alucinação, Engenho, Iracema e Chão Sagrado. Na Rota Alucinação, é possível provar a premiada cachaça Aviador, que vem junto com dois bolinhos de feijoada.

O Giz Cozinha Boêmia apostou em dois combos, com dois tipos de cachaça cada (Cedro do Líbano ou Ypióca 160 e Colombina Cristal ou Providência) e o mesmo petisco.

Ao chegar no Raimundo do Queijo, por sua vez, a casa oferta três doses de cachaça no Combo Patrimônio  (Ypióca 150, Aviador ou Coroca), acompanhadas de três tipos de petisco

Na Embaixada da Cachaça, onde se faz jus ao nome, são quatro tipos da bebida disponíveis e o visitante ainda ganha uma orientação de qual petisco combina melhor com o pedido escolhido.

Combo Camarão no Alho e Óleo e no Mé, Pirata.

Pastel de carne, queijo, camarão e sem vento, Giz Cozinha Boêmia.

Combo Iracema, Cantinho do Frango.

Combo Calabresa Cachaceira, Arupemba.

Combo Patrimônio, Raimundo do Queijo.

Copos colecionáveis

Quem consome um dos combos oferecidos também recebe de brinde um copinho com a marca da Rota da Cachaça e do estabelecimento que visitou. Ao todo, são cinco modelos de copo, ideal para quem gosta de colecionar.

Outra informação importante: mesmo que tenha sido pensada para funcionar às quartas-feiras, quando os estabelecimentos terão um profissional disponível para dar informações sobre as cachaças oferecidas, a Rota da Cachaça pode ser feita também nos outros dias da semana, de acordo com os horários de cada local participante.

A diferença é que o cliente pode não conseguir tirar suas dúvidas sobre o destilado. E nada melhor do que tomar uma dose enquanto escuta boas histórias, certo?

Além disso, a Rota da Cachaça Fortaleza pode ser feita de acordo com o gosto do freguês: em grupo, sozinho, toda ela em um só dia ou ao longo de vários dias. O importante é viver a experiência!

Estabelecimentos Rota da Cachaça Fortaleza

Arupemba / Complexo Pirata

Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema

Quarta a sábado (16h às 23h)

Cantinho do Frango

Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
Segunda a quinta (10h às 16h)
Sexta (10h às 22h)
Sábado e domingo (10h às 19h)

Embaixada da Cachaça

Rua João Brígido, 1245 – Joaquim Távora
Segunda a quarta (10h30 às 23h)
Quinta e sexta (10h30 às 00h)
Sábado (10h30 às 20h)

Giz Cozinha Boêmia

Rua Professor Dias da Rocha, 579 – Meireles
Segunda a quinta (17h às 00h)
Sexta a domingo (12h às 00h)

Raimundo do Queijo

Rua General Bezerril, 151 – Centro
Segunda a sexta (7h às 16h30)
Sábado e domingo (7h30 às 13h30)

 

 

 

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

11 jun
12 jun
13 jun
14 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo