História e Cultura

Domingo é dia de Centro: confira roteiro especial para curtir o centro da cidade

Por Gabi Dourado

É raro, mas acontece: acordar cedo no domingo e não querer ir à praia. Que tal mudar a rota e aproveitar o dia no centro da cidade? Sim, o Centro de Fortaleza, apesar da efervescência do comércio em dias úteis, também oferece diversas opções de lazer e diversão para o fim de semana. 

Durante a manhã, a partir das 9h, é possível fazer uma visita ao Museu da Indústria. O edifício, erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II, foi restaurado em 2005 e hoje abriga exposições temporárias e visitas guiadas. Ao fim do passeio, um café, suco ou até um drink para abrir o apetite no restaurante O Aconchego pode ser uma ótima pedida. 

O Museu da Indústria ocupa um prédio erguido no século XIX.
Foto: Igor de Melo

Já o almoço de domingo pode ganhar doses extras de charme e história. A sugestão é optar por um momento ao ar livre e com excelente música num lugar que ajuda a contar a história de Fortaleza: o Passeio Público, em frente ao Museu da Indústria.

Requalificada, a primeira praça da Capital, inaugurada em 1864, hoje abriga o Café Passeio, com opções de lanches e almoço. Aos fins de semana, a programação ganha uma dose extra de charme com o som instrumental de samba ou chorinho.

Pet Friendly, a praça e o café permitem um momento agradável, leve, divertido e fresquinho, uma vez que, mesmo em um grande centro e com as altas temperaturas típicas da cidade, a arborização da praça mantém o clima ameno. 

O Passeio Público permite um momento agradável, leve e divertido.
Foto: Francisco Fontenele

Portanto, sente-se às cadeiras sem hora para ir embora. Deguste a feijoada, curta a música, passeie pela praça e abrace o Baobá. Energias recarregadas? Então, é hora de caminhar alguns metros para um passeio pela Estação das Artes e conhecer a estrutura de uma antiga estação ferroviária hoje transformada em um grande centro cultural.

Aos domingos, a visitação costuma acontecer até às 15h, com a possibilidade de conhecer as exposições em cartaz na própria Estação ou no Centro de Design. Parte do complexo, a Pinacoteca do Ceará também mantém as portas abertas aos domingos, até às 17h30. Uma boa opção para uma tarde dominical, alimentada por arte, design e cultura. 

Museu da Indústria

Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro
(85) 3201.3901
De terça a sábado, de 9h às 17h, acesso até as 16h30. Domingo, de 9h às 13h, com acesso até às 12h30.

Bistrô Eu Aconchego

Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro (dentro do Museu da Indústria)

De 11h30 às 16h30

Café Passeio

Dentro do Passeio Público (Praça dos Mártires)

Segunda – Sexta: 11h30 às 16h – Buffet até às 14h30

Sábado e Domingo: a partir das 11h30 – Buffet até às 16h

Complexo Cultural Estação das Artes/Pinacoteca

Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

18 jun
19 jun
20 jun
21 jun
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo