História e Cultura

Um rolê pela Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema

A Rua dos Tabajaras oferece gastronomia, moda, ateliês, artesanato e fervo - tudo na beira da praia.
Foto: Igor de Melo
Por Gabi Dourado

Ao lado esquerdo, uma igrejinha. É ela quem anuncia o início da charmosa rua de paralelepípedo composta pela diversidade criativa existente em Fortaleza. Em uma única rua, é possível observar e experimentar a história, dos sabores, as cores e os sons de quem nessa terra vive e produz.

Logo nos primeiros passos, é possível visitar quem, pessoalmente, já viu aquela rua se transmutar tantas vezes. Há mais de 20 anos como moradora e lojista das Tabajaras, Silvânia de Deus mantém o Ateliê da Sil. Por lá, uma moda autoral, única e repleta de significados é apresentada a quem visita. Em cada vestido com nomes de mulheres, Sil conta também um pouco de si e um tanto sobre a cidade.

Ateliê da Sil.
Foto: Divulgação

Mais alguns metros à frente, em meio às cores das paredes com desenhos grafitados, o tom de rosa indica a chegada na loja de Larissa Muller e seus crochês. Com foco em handmade, a designer aposta em cortes e shapes mais contemporâneos e modernos para o fazer artesanal das linhas de crochê.

Coladinha ao lado está a “bodega” de outra Larissa. No caso a Lopes, da Tropicanas, um espaço dedicado às miçangas em suas infinitas possibilidades. No cantinho, inspirado em bodegas do interior do Ceará, Larissa expõe e trabalha em suas criações produzidas a partir das pedrarias de vidro ou madeira – jamais em plástico – bem abre espaço para produtos de outras pequenas marcas locais.

Também parede com parede, logo ao lado, está a Saturno Exchange e seu acervo de peças retrôs, vintage e segunda mão. O brechó também contempla um café, além de revender não apenas roupas, como também vinis e livros seminovos e usados. Um espaço dedicado à economia circular e o reuso, aumentando a vida útil e valorizando peças que já foram produzidas.

Saturno Exchange.
Foto: Francisco Fontenele

Ao sair do brechó, o olhar se vira para uma charmosa casa azul celeste. Nela, mais três marcas locais expõem suas criações: Flor do Brasil, com biquinis e outras peças de moda praia; Pump, e seus looks leves cheios de bossa; e Negro Piche, com estampas autorais e ativismo social. Nesta, uma recente reestruturação aumentou o espaço e incorporou um delicioso café, sempre com uma “merenda” à disposição.

Ao seguir a caminhada pela rua de pedras e cores, alguns metros mais adiante é possível sentir os sabores de Fortaleza. É que a casinha rosa indica a chegada ao Mar de Rosas, um restaurante com cara de lar tocado por Manu do Vale. Entre a varandinha, as redes à disposição dos clientes e as artes penduradas nas paredes, degustam-se deliciosas receitas com toques regionais como um bom peixe frito ou uma moqueca caprichada. Além, claro, de apreciar um drinque refrescante e colorido.

A varanda do Mar de Rosas é a área mais disputada da casa.
Foto: Igor de Melo

Recuando um pouco, ao lado direito, um casarão dos anos 1940 abriga mais uma moda repleta de significados. A Ethos, criada por Beatriz Castro e Lúcia Neves, faz vida na casa na qual os pais de Beatriz viveram. Na peças, o bordado, a renda e os tecidos leves compõem a ideia de um lifestyle descomplicado e encantado.

Cansou?

Ah, vamos andar mais um pouco e descobrir ainda pizzarias, sorveterias, cafés e outros tantos atrativos dessa que vem se (re)tornando uma das ruas mais interessantes da cidade. Vale ainda se arrebatar com a beleza do jardim do Estoril e sua edificação da década de 1920.

Com o baixar do sol, a rua vai ganhando outras nuances e sons, a partir do início da abertura das portas das casas de show como Jamrock e Ritmo Urbano, além do internacionalmente conhecido Pirata Bar (é, inclusive, irresistível não tirar foto em suas paredes ultracoloridas).

O caminhar pela Rua dos Tabajaras deságua no Poço da Draga, mas dela falamos em outro texto. Quem caminhar por essas ruas de afeto, arte e raízes, sentirá um pouco do que, também, é ser Fortaleza.

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

17 fev
18 fev
19 fev
20 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo