História e Cultura

Um roteiro pelos estabelecimentos estilo casa em Fortaleza

Casa 21
Foto: Georgia Santiago
Por Gabi Dourado

O que é uma casa? Um lugar em que nos sentimos bem, um cantinho de aconchego, um cheirinho de café passado na hora… Casa é mais do que um lugar, é um sentimento, uma sensação. Fortaleza sabe bem ser casa e, com isso, é lar de uma infinidade de espaços com jeito de morada.

Cafés, restaurantes, lojas colaborativas e espaços criativos são apenas alguns exemplos de lugares que são verdadeiros lares em Fortaleza. As casas na Terra da Luz nascem, especialmente, de edificações com histórias de outros tempos – mantidas em suas essências para abrigarem novas memórias. É como se estivéssemos numa casa de vó, com todo o aconchego e carinho que isso traz.

Se você está em Fortaleza e quer se sentir em casa, não precisa se preocupar. Nós sabemos muito bem como receber:

Casa Patuá

A Casa Patuá reforça a ideia de que casa é onde a gente faz lar. Nascida em outro endereço, o negócio se estabeleceu em 2020, na Rua Monsenhor Bruno. Tal qual coração de mãe e casa de vó, que sempre cabe mais um, o espaço logo passou a abrigar outros negócios locais, como a loja da marca de moda BABA. Em um grande jardim arborizado, o casarão cor de rosa oferece cardápio para almoço estilo PF e petiscos para degustar enquanto toma uns bons drinks.

Rua Monsenhor Bruno, 819 – Meireles
99432-2432
Terça e quarta — 11h às 16h
Quinta a sábado — 11h às 23h
Domingo — 11h às 17h

Casa Bendita

Uma casa que nasceu da paixão de Auxiliadora Felix pelo bordado. Unindo café, armarinho, escola de artes e artesanato, a Casa Bendita é um espaço múltiplo, mas com o propósito único de despertar aconchego e calmaria. Ao reunir arte, gastronomia, design e cultura, a Bendita é uma opção para um café da manhã caprichado, um fim de tarde vagaroso ou ainda um momento de recomeços com os cursos da escola de artes. Além disso, a estrutura também abriga uma loja composta por marcas e designers locais de moda, joalheria e acessórios.
Avenida Rui Barbosa 888
(85) 99432.3706
Seg|Sex: 12h-21h
Sáb|Dom: 8h-21h

Casa Fredericas

O fio condutor do espaço é a Fredericas, marca cearense de moda autoral e atemporal, que abriu o espaço na intenção de estabelecer conexões e suporte para o empreendedorismo feminino por meio de vivências diversas como cursos, feiras, rodas de conversa e ponto físico de venda para marcas locais. Atualmente, integram também o espaço o brechó Susclo, a consultora em comunicação para sustentabilidade e diversidade Clara Dourado e o Cantin Bar & Café com menu vegano e vegetariano. Todas as marcas que integram de forma fixa a Casa Fredericas são lideradas por mulheres – mães, na maioria – sendo o acolhimento às mulheres uma premissa importante da marca e do espaço.

A Casa Fredericas entrou oficialmente para o “Distrito Criativo” da capital cearense em outubro de 2022. Na ocasião, o espaço cultural recebeu a placa de divulgação da chancela “Cidade Criativa Mundial do Design”, concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2019, à Fortaleza (CE).

A Prefeitura de Fortaleza criou a referida placa para identificar locais que têm a criatividade e o design como ponto central de suas atividades, reconhecendo-os como multiplicadores da chancela para a sociedade. Assim, o objeto sinaliza a participação no movimento e simboliza um compromisso com o desenvolvimento do setor criativo de modo geral e com o design, de modo particular.

Rua Gonçalves Ledo, nº 1226, Centro
(85) 99818-9609
Ter a sex, 10h às 19h – sábado, 10h às 17h •

Café Casa 21

Uma casinha de vila da década de 1960, muro baixo, sombra da árvore, com cheiro de café, ateliê de costura e vinhos naturais. É assim que o Café Casa 21 se define no perfil do Instagram e resume bem qual o clima do espaço. Tocada pela chef Georgia Santiago e a empresária Marina Pinto, a dupla buscou manter as características originais da edificação e montou um café que se dedica a ser um espaço aconchegante, com menu composto por delicinhas feitas em casa, a exemplo dos pãezinhos recheados, com fornada diária e opções veganas.

Há também sempre opções de bolos do dia e cafés de torras especiais. Recentemente, o local adotou na programação de todo sábado a opção do brunch, com cardápio de refeições para degustar sem pensar na hora. A casa também abriga outras duas iniciativas de Geórgia e Marina: o ateliê da marca de bolsas Mariá e o bar de vinhos artesanais Muá Tuá.

Rua Torres Câmara, 600 – Casa 21 – Aldeota
ter — sex, 14h às 20h
sáb, 9h às 19h

Pitéu Casa Criativa

A Pitéu chegou há pouco, mas nasce em uma casa que já carrega em si muitas histórias. O local cresceu no Centro de Fortaleza, em um casarão da década de 1920, totalmente restaurado com a preocupação em manter boa parte de sua estrutura original. Charllyane Teles e Rafaella Bôto, as proprietárias, lideram a equipe composta essencialmente por mulheres e se esforçam para fornecer um espaço acolhedor e inclusivo para todos os tipos de público.

Além de promover a diversão, a Pitéu também busca fortalecer o empreendedorismo feminino e LGBTQIA+, incentivando a liberdade criativa e o compartilhamento de conhecimento. Os visitantes podem desfrutar de um café com iguarias simples da culinária cearense, como cuscuz e bolinho de cenoura, e explorar a loja colaborativa que apresenta produtos de pequenos produtores, slow-fashion e upcycling.

Av. Visconde do Rio Branco, 1606 – Centro
Quarta, quinta e sexta: 15h às 22h
Sábado: 11h às 22h
Domingo: 11h às 16h

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

18 fev
19 fev
20 fev
21 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo