História e Cultura

Theatro José de Alencar: conheça um dos teatros mais importantes do Brasil

Localização

Rua Liberato Barroso, 525 Praça José de Alencar, Centro

Funcionamento

Visitas guiadas mediante agendamento pelos telefones (85) 3101-2583/3101-2586.

Banner - Theatro José de Alencar: conheça um dos teatros mais importantes do Brasil
Foto: Francisco Fontenele Foto: Francisco Fontenele

O teatro imponente com mais de um século de história dificilmente passa despercebido por quem anda pelo Centro de Fortaleza. 

Referência artística, turística e arquitetônica em todo o Brasil, o Theatro José de Alencar foi inaugurado em 1910 e batizado em homenagem ao escritor cearense, autor do romance Iracema.

De arquitetura eclética, mesclada com espaços art nouveau, o complexo teatral é de encher os olhos do visitante: a estrutura metálica escocesa, os vitrais coloridos, as pinturas no teto, tudo chama atenção. Só a luxuosa sala de espetáculos, por exemplo, tem três andares e conta com espaço para 800 pessoas.

O jardim, projetado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, também é uma atração à parte. Por lá, é possível encontrar 50 espécies de plantas dos cinco continentes e diversas plantas nativas do Ceará.

O auditório tem capacidade para 120 pessoas e um anexo ao prédio principal abriga o Teatro Morro do Ouro. E mais: o TJA também guarda a Biblioteca Carlos Câmara e a Galeria Ramos Cotôco, com inúmeras obras, principalmente, de artistas cearenses.

Programação e visitação

A programação do teatro é diversificada e divulgada todos os meses nas redes sociais do equipamento. Além dos espetáculos, fazem parte da pauta de atividades cursos, oficinas, exposições e muito mais.

Você também pode fazer a visita guiada e ficar por dentro da história do TJA. Elas acontecem de terça a domingo, em horários diferentes, por isso, é importante entrar em contato com antecedência por telefone.

As visitas são pagas e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os pagamentos são aceitos somente em espécie.

Lembrando que o TJA é um prédio centenário, tombado pelo IPHAN, e, portanto, alguns cuidados precisam ser tomados: é proibido entrar com comida e bebida na sala principal, por exemplo.

Sentiu fome? Dentro do teatro, o Café Iracema oferece aos visitantes um cardápio variado. 

 

 

Agenda

Saiba tudo o que está rolando na Cidade do Sol

23 fev
24 fev
25 fev
26 fev
Mascara de Fundo

Outras experiências em Fortaleza

As melhores dicas e experiências da Cidade do Sol

Todos
Beira-Mar
Cidade do Sol
Gastronomia
História e Cultura
Compras
Pet Friendly
Mascara de Fundo